Soluções

FSSC 22000 – MOSTRANDO SEU COMPROMISSO COM A SEGURANÇA DE ALIMENTOS

O FSSC é um importante esquema de certificação para a indústria de produção de alimentos e para cadeias de abastecimento relacionadas, visando garantir padrões e processos de segurança dos alimentos. O FSSC 22000 está em sua versão 6, é reconhecido pela GFSI (Global Food Safety Initiative) e segue a descrição da categoria da cadeia alimentar conforme definido na ISO 22003-1:2022.

DESAFIO DA EMPRESA

Devido à crescente demanda e pressão dos consumidores, os varejistas estão solicitando que seus fornecedores sejam capazes de demonstrar a conformidade com uma norma reconhecida para a Segurança de Alimentos. Várias normas surgiram ao longo dos últimos anos, alguns de propriedade privada pertencentes a fornecedores ou associações. No entanto, o resultado foi: cada fabricante auditava e certificava contra uma infinidade de normas de segurança de alimentos, causando confusão tanto para o fabricante quanto para o consumidor. A Foundation for Food Safety Certification combinou a ISO 22000 e Programas de Pré-Requisitos do respectivo setor, resultando na norma FSSC 22000 (Sistema de Certificação para Segurança de Alimentos) que foi avaliado e aprovado pelo GFSI e está no mesmo nível de outras normas aprovadas pelo GFSI (BRCGS, IFS, SQS) e pode até substituí-las.

SOLUÇÃO

O que é FSSC 22000?

O FSSC 22000 é um esquema de certificação para os fabricantes de alimentos e é propriedade da Foundation of Food Safety Certification. Ela inclui os seguintes requisitos:

  • Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos, de acordo com a ISO 22000:2018;
  • Programas de Pré-Requisitos, conforme estipulado pela ISO/TS 22002-1 (processamento industrial de alimentos); ISO/TS 22002-2 (catering); ISO/TS 22002-3 (agricultura); ISO/TS 22002-4 (fabricante de embalagem de alimentos) e ISO/TS 22002-5 (armazenamento e transporte);
  • Requisitos adicionais: inventário de regulamentação aplicável, especificações para serviços e supervisão de pessoal na aplicação de princípios de segurança de alimentos.
Quais são os principais benefícios?
  • É um esquema internacional de certificação;
  • Tem sido comparado e reconhecido pelo GFSI;
  • Baseia-se em normas reconhecidas;
  • Fornece acesso – ou uma “licença” para vender – as maiores cadeias internacionais de varejo;
  • Minimiza os riscos significativos de alimentos;
  • Efetivamente controla os processos internos e minimiza o risco de fracasso;
  • Reforça uma abordagem proativa para a segurança de alimentos;
  • Mantêm o foco em seus desafios essenciais.

PORQUE ESCOLHER O BUREAU VERITAS?

Experiência em Alimentos –  O Bureau Veritas Certification pode ajudar todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos alimentar para atender o mais alto padrão de conformidade com Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Nossos auditores e inspetores se dedicam a setores específicos, eles são capazes de avaliar e oferecer um serviço de alta qualidade.

Reconhecimento – O Bureau Veritas Certification assinou um contrato com o Foundation of Food Safety Certification e agora é um dos organismos de certificação associados. Além disso, o Bureau Veritas Certification é participante do Comitê Técnico da ISO, TC34/SC17 (Sistema de Gestão de Segurança Alimentar) e foi o primeiro órgão de certificação internacional a obter acreditação para ISO 22000 da DANAK. Estamos também acreditado em todo o mundo pelo UKAS, organismo de acreditação internacional.

Rede – Nós operamos em mais de 100 países. Esta presença global significa que nossos clientes podem receber uma dupla vantagem: experiência internacional combinada com um profundo conhecimento local (cultura, idioma, leis, costumes, etc) garantindo uma auditoria de alta qualidade.

Marca de Reconhecimento Global – A Marca do Bureau Veritas Certification é um símbolo mundialmente reconhecido de compromisso constante de sua organização com a excelência, sustentabilidade e confiabilidade.

 

FAQ

A FSSC 22000 aplica-se a todas as partes interessada na cadeia de alimentos?

A FSSC 22000 é aplicável apenas às empresas que fabricam produtos conforme detalhado na norma.

Se a empresa já é certificada na ISO 9001, portanto, devo substituí-la pela FSSC 22000?

Não. A norma FSSC 22000 deve ser vista como um complemento necessário à ISO 9001, não somente como uma norma autônoma. Quando combinada, o sistema resultante pode oferecer excelência na fabricação de alimentos e suprimentos.

Já somos certificados em outras normas, que medidas serão necessárias para estar de acordo com a FSSC 22000?

Se a empresa já é certificada em conformidade com o British Retail Consortium Global Standard (BRCGS) ou com o International Featured Standards (IFS), será necessário trabalhar a comunicação interna e externa, análise documentada e documentação subjacente em HACCP, bem como o compromisso da alta administração.

Se a empresa já estiver certificada na ISO 22000 então será necessário implementar os Programas de Pré-Requisitos, em conformidade com os requisitos da ISO/TS 22002-1 (processamento industrial de alimentos); ISO/TS 22002-2 (catering); ISO/TS 22002-3 (agricultura); ISO/TS 22002-4 (fabricante de embalagem de alimentos), ISO/TS 22002-5 (armazenamento e transporte), e algum trabalho extra deve ser feito a fim de incluir prescrições adicionais da norma.

Devo treinar auditores internos na norma FSSC 22000?

A FSSC 22000 exige que as auditorias internas sejam executadas por auditores competentes. O Bureau Veritas Certification oferece treinamentos de auditoria interna, com duração de 3 dias, que pode ser feito in company.