Soluções

FSSC 22000 – MOSTRANDO SEU COMPROMISSO COM A SEGURANÇA DE ALIMENTOS

Em novembro de 2020 foi lançada a versão 5.1 do FSSC 22000. Esta revisão está de acordo com os requisitos de benchmarking do GFSI trazendo atualizações nos requisitos adicionais FSSC, além de fortalecer o processo de licenciamento dos organismos de certificação e o seu monitoramento, através do programa de integridade. As auditorias de upgrade com base nos requisitos do Esquema FSSC 22000 V5.1 deverão acontecer até 31 de março de 2022.

DESAFIO DA EMPRESA

Devido à crescente demanda e pressão dos consumidores, os varejistas estão solicitando que seus fornecedores sejam capazes de demonstrar a conformidade com uma norma reconhecida para a Segurança de Alimentos. Várias normas surgiram ao longo dos últimos anos, alguns de propriedade privada pertencentes a fornecedores ou associações. No entanto, o resultado foi: cada fabricante auditava e certificava contra uma infinidade de normas de segurança de alimentos, causando confusão tanto para o fabricante quanto para o consumidor. A Foundation for Food Safety Certification combinou a ISO 22000 e Programas de Pré-Requisitos do respectivo setor, resultando na norma FSSC 22000 (Sistema de Certificação para Segurança de Alimentos) que foi avaliado e aprovado pelo GFSI e está no mesmo nível de outras normas aprovadas pelo GFSI (BRC, IFS, SQS) e pode até substituí-las.

SOLUÇÃO

O que é FSSC 22000?

A FSSC 22000 é um esquema de certificação para os fabricantes de alimentos e é propriedade da Foundation of Food Safety Certification. Ela inclui os seguintes requisitos:

  • Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos, de acordo com a ISO 22000:2018;
  • Programas de Pré-Requisitos, conforme estipulado pela ISO/TS 22002-1 (processamento industrial de alimentos); ISO/TS 22002-2 (catering); ISO/TS 22002-3 (agricultura); ISO/TS 22002-4 (fabricante de embalagem de alimentos) e ISO/TS 22002-5 (armazenamento e transporte);
  • Requisitos adicionais: inventário de regulamentação aplicável, especificações para serviços e supervisão de pessoal na aplicação de princípios de segurança de alimentos.
Quais são os principais benefícios?
  • É um esquema internacional de certificação;
  • Tem sido comparado e reconhecido pelo GFSI;
  • Baseia-se em normas reconhecidas;
  • Fornece acesso – ou uma “licença” para vender – as maiores cadeias internacionais de varejo;
  • Minimiza os riscos significativos de alimentos;
  • Efetivamente controla os processos internos e minimiza o risco de fracasso;
  • Reforça uma abordagem proativa para a segurança de alimentos;
  • Mantêm o foco em seus desafios essenciais.

PORQUE ESCOLHER O BUREAU VERITAS?

Experiência em Alimentos –  O Bureau Veritas Certification pode ajudar todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos alimentar para atender o mais alto padrão de conformidade com Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Nossos auditores e inspetores se dedicam a setores específicos, eles são capazes de avaliar e oferecer um serviço de alta qualidade.

Reconhecimento – O Bureau Veritas Certification assinou um contrato com o Foundation of Food Safety Certification e agora é um dos organismos de certificação associados. Além disso, o Bureau Veritas Certification é participante do Comitê Técnico da ISO, TC34/SC17 (Sistema de Gestão de Segurança Alimentar) e foi o primeiro órgão de certificação internacional a obter acreditação para ISO 22000 da DANAK. Estamos também acreditado em todo o mundo pelo UKAS, organismo de acreditação internacional.

Rede – Nós operamos em mais de 100 países. Esta presença global significa que nossos clientes podem receber uma dupla vantagem: experiência internacional combinada com um profundo conhecimento local (cultura, idioma, leis, costumes, etc) garantindo uma auditoria de alta qualidade.

Marca de Reconhecimento Global – A Marca do Bureau Veritas Certification é um símbolo mundialmente reconhecido de compromisso constante de sua organização com a excelência, sustentabilidade e confiabilidade.

 

FAQ

A FSSC 22000 aplica-se a todas as partes interessada na cadeia de alimentos?

A FSSC 22000 é aplicável apenas às empresas que fabricam produtos conforme detalhado na norma.

Se a empresa já é certificada na ISO 9001, portanto, devo substituí-la pela FSSC 22000?

Não. A norma FSSC 22000 deve ser vista como um complemento necessário à ISO 9001, não somente como uma norma autônoma. Quando combinada, o sistema resultante pode oferecer excelência na fabricação de alimentos e suprimentos.

Já somos certificados em outras normas, que medidas serão necessárias para estar de acordo com a FSSC 22000?

Se a empresa já é certificada em conformidade com o British Retail Consortium (BRC) ou com o International Featured Standards (IFS), será necessário trabalhar a comunicação interna e externa, análise documentada e documentação subjacente em HACCP, bem como o compromisso da alta administração.

Se a empresa já estiver certificada na ISO 22000 então será necessário implementar os Programas de Pré-Requisitos, em conformidade com os requisitos da ISO/TS 22002-1 (processamento industrial de alimentos); ISO/TS 22002-2 (catering); ISO/TS 22002-3 (agricultura); ISO/TS 22002-4 (fabricante de embalagem de alimentos), ISO/TS 22002-5 (armazenamento e transporte), e algum trabalho extra deve ser feito a fim de incluir prescrições adicionais da norma.

Devo treinar auditores internos na norma FSSC 22000?

A FSSC 22000 exige que as auditorias internas sejam executadas por auditores competentes. O Bureau Veritas Certification oferece treinamentos de auditoria interna, com duração de 3 dias, que pode ser feito in company.