Direção Estratégica

2025 Direção Estratégica: levando a criação de valores do Grupo para o próximo nível

Com sua Estratégia 2025, o Bureau Veritas continua sua jornada de criação de valores, garantindo o crescimento de curto e longo prazo, capturando o máximo de valores em seus negócios existentes e também naqueles que não estão necessariamente ligados a nossa atividade principal, além de liderar a sustentabilidade no setor de TIC. Construiremos com base nos pontos fortes do Bureau Veritas, nos quais nossa capacidade de ser extremamente reativos e nossa execução eficiente constituirão as pedras-fundamentais de nosso sucesso nos próximos anos.

MEGATRENDS PODEROSOS APOIANDO O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE TIC

A fim de acelerar sua transformação e crescimento, o Bureau Veritas capitalizará as tendências de mercado subjacentes que estão crescendo em todo o mundo, começando com aquelas com os maiores impactos na indústria de TIC e, particularmente, no portfólio de negócios do BV.

Image
Tabela com as tendências de mercado que estão crescendo em todo o mundo

 

MAIOR RESILIÊNCIA HOJE E MAIS NEGÓCIOS AMANHÃ

Value Drivers: a espinha dorsal da estratégia

O Bureau Veritas está aproveitando a entrega bem-sucedida do plano estratégico anterior e conta com os principais fundamentos do mercado de TIC, que oferecem perspectivas de crescimento sólidas. Este roteiro é baseado em 3 Value Drivers:

   • Scale: o Bureau Veritas visa capturar o valor máximo de seus ativos, capacidades e geografias existentes, acelerando a padronização e a replicação de sua oferta de serviço existente. A jornada de transformação continuará em direção a uma organização ainda mais orientada para o mercado, capitalizando investimentos significativos realizados nos últimos seis anos, tanto interna quanto externamente. Isso impulsionará o crescimento orgânico;

   • Expand: o Bureau Veritas se concentrará principalmente na sustentabilidade e na transição energética, que representam oportunidades estimulantes de crescimento. O Grupo aproveitará ao máximo as oportunidades de crescimento transversais que surgirão juntamente com as mudanças macroeconômicas e sociais (5G, nova mobilidade, etc.). Isso será alcançado por meio do aumento da penetração em mercados emergentes e de alto valor e pela captura de oportunidades de crescimento orgânico e externo;

   • Lead: O Bureau Veritas investirá em negócios com potencial para se tornarem parte do core business de TIC no futuro. O Grupo aproveitará totalmente as mudanças tecnológicas para estar bem posicionado nos principais tópicos de tendências, como conectividade, rastreabilidade e segurança cibernética. Assim como Expand, Lead envolve crescimento orgânico e externo.

Enablers: as principais alavancas para executar a estratégia BV

A execução da Estratégia 2025 do Bureau Veritas é apoiada por 3 Enablers:

   • Pessoas e cultura: o sucesso do Bureau Veritas, sua capacidade de servir seus clientes e se diferenciar, sua capacidade de inovar e crescer de forma sustentável são altamente dependentes de seu capital humano. Como o Grupo atrai os melhores talentos, como retém seus especialistas, como desenvolve suas próximas gerações e como, em última análise, constrói sua cultura em toda a organização são essenciais para a Direção Estratégica de 2025;

   • Organização e Governança: Há quase 200 anos, o Bureau Veritas auxilia seus clientes no aprimoramento de suas práticas relacionadas à saúde, segurança, qualidade, proteção social e ambiental. O Grupo tem que ser exemplar. Essa é a convicção e o compromisso do Bureau Veritas, para seus clientes, seus acionistas, para a sociedade e para si mesmo. O objetivo de 2025 é liderar a indústria de TIC em ESG (critérios ambientais, sociais e de governança);

   • Inovação e Digital: Inovação e digital são os principais capacitadores para acelerar a execução da Direção Estratégica do BV 2025, para antecipar as necessidades de seus clientes, para ajudá-los a garantir mais eficiência em relação a seus ativos, sistemas e produtos, e para acompanhá-los em sua própria transformação digital.

Image
Imagem ilustrando a execução da Estratégia 2025 do Bureau Veritas

TEMAS DE PESQUISA: OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DE COMBUSTÍVEL

O Bureau Veritas consolidou todas as prioridades estratégicas ao longo de 5 temas abrangentes. Todas essas áreas de investimento foram construídas com base nas capacidades e experiência de longa data do BV e estão totalmente alinhadas com as megatendências:

    • Soluções de ciclo de vida de ativos, impulsionando as atividades de gerenciamento ao longo do ciclo de vida de um ativo;

    • Verificação de estratégias de sustentabilidade, dando credibilidade às estratégias de sustentabilidade de nossos clientes;

    • Avaliação da Conformidade de Transição de Energia, acompanhando nossos clientes em suas estratégias de transição de energia;

    • Tecnologia e Varejo Online, auxiliando nossos clientes em seus requisitos de conformidade, desempenho ou segurança;

    • Conformidade de segurança cibernética, que será uma parte relevante de nosso portfólio no futuro.

2025 AMBIÇÕES E PREMISSAS FINANCEIRAS

Como parte de sua estratégia, o Grupo definiu uma nova ambição financeira de médio prazo:

Ambição 2025
CRESCIMENTO Crescimento orgânico aprimorado e resiliente: meio de um dígito
MARGEM Sem compromisso na margem: acima de 16% 1
CASH Strong Cash Conversion2: superior a 90%

O uso do Fluxo de Caixa Livre gerado por nossas operações será equilibrado entre Despesas de Capital (Capex), Fusões e Aquisições (M&A) e retorno para os acionistas (Dividendos):

2025 Premissas
CAPEX entre 2,5% a 3,0% da receita do Grupo
M&A Estratégia de fusões e aquisições disciplinada e seletiva de fusões e aquisições
DIVIDENDO Pay-out de cerca de 50% do Lucro Líquido Ajustado

 

2025 SUSTENTABILIDADE AMBIÇÕES

Além do desempenho financeiro, o Bureau Veritas continua comprometido com seu desempenho além disso.

O Grupo apresentou sua estratégia de responsabilidade socioambiental até 2025. Essa estratégia, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), visa “Construir um Mundo Melhor”. Assenta em três eixos estratégicos: “Moldar um local de trabalho melhor”, “Moldar um ambiente melhor” e “Moldar melhores práticas empresariais”; e três pilares de sustentabilidade: “Capital Social e Humano”, “Capital natural” e “Governança”.

O Bureau Veritas rastreará e relatará anualmente seu desempenho de CSR por meio de 18 indicadores-chave de desempenho selecionados. Além disso, o Grupo está comprometido com o cumprimento de cinco indicadores-chave de desempenho até 2025.

  SDGS das Nações Unidas Metas 2025
CAPITAL SOCIAL E HUMANO    
Taxa total de acidentes (TAR)3 #3 0,26
Proporção de mulheres em cargos de liderança4 #5 35%
Número de horas de treinamento por funcionário (por ano) #8 35,0
CAPITAL NATURAL    
Emissões de CO2 por funcionário (toneladas por ano)5 #13 2,00
GOVERNANÇA    
Proporção de funcionários treinados de acordo com o Código de Ética #16 99%

1Margem operacional ajustada a taxa de câmbio constante.
2Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais antes do imposto sobre as sociedades / Lucro operacional ajustado, em média no período.
3TAR: Taxa Total de Acidentes (número de acidentes com e sem afastamento x 200.000 / número de horas trabalhadas).
4Proporção de mulheres do Comitê Executivo para a Faixa II (grau interno correspondente a uma posição de gestão ou gestão executiva) no Grupo (número de mulheres em equivalente a tempo integral em uma posição de liderança / número total de equivalentes em tempo integral em posições de liderança).
5Emissões de gases de efeito estufa de escritórios e laboratórios, toneladas de CO2 equivalente por funcionário e por ano para os escopos 1, 2 e 3 (emissões relacionadas a viagens de negócios).