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Certificação em Biosegurança

 

15 de October de 2020

Um surto de doença infecciosa no local de trabalho pode ocorrer a qualquer momento. A Certificação em Biossegurança do Bureau Veritas adota uma abordagem de Sistemas de Gestão que exige que você implemente protocolos sanitários em conformidade com a indústria, garantindo um ambiente de negócios seguro para seus funcionários e clientes. 

No ambiente de trabalho, a falta de preparação pode potencialmente piorar as consequências de um surto de doença infecciosa, desde uma gripe até o COVID-19. Para minimizar o risco de infecção e garantir saúde e segurança, as organizações precisam se preparar e preparar seus funcionários o máximo possível. 

A Certificação de Biossegurança se baseia em um Sistema de Gestão que exige que você desenvolva e implemente controles de melhores práticas, medidas preventivas e protocolos sanitários que atendam aos requisitos aplicáveis ​​de autoridades reconhecidas. Este programa é essencial para permitir que você demonstre seu compromisso com o bem-estar no ambiente de trabalho e com a entrega ininterrupta de serviços às principais partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, o público e as autoridades. 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 

  • Minimizar o risco de contaminação e/ou infecção da exposição no ambiente de trabalho 

  • Obter um melhor preparo para o surto de doenças futuras, garantindo saúde e segurança 

  • Demonstrar compromisso com um ambiente de trabalho seguro e prestação de serviços ininterrupta às principais partes interessadas. 

  • Garantir conformidade com requisitos de gestão de risco de doenças infecciosas aplicáveis de autoridades reconhecidas. 

CERTIFICAÇÃO EM BIOSEGURANÇA 

A norma para a Certificação em Biossegurança foi desenvolvida pelo BV por especialistas em certificação, saúde e segurança orientados às mais recentes estratégias de gestão de risco de doenças infecciosas. O Sistema de Gestão estabelece uma política de toda a empresa para monitorar a saúde dos funcionários e implementar protocolos sanitários no ambiente de trabalho para minimizar o risco de contaminação após um surto de doença infecciosa. Inclui um plano de ação, baseado em uma avaliação de risco, que aborda questões como obrigações de conformidade, afastamento, treinamento cruzado de funcionários e interrupções de atividades. As auditorias internas regulares e as inspeções do sistema de gestão garantem a conformidade e a melhoria contínua. 

OS RECURSOS CERTOS PARA UMA IMPLEMENTAÇÃO DE SUCESSO 

Para garantir o cumprimento da política e dos protocolos relacionados ao risco de doenças infecciosas, os recursos e competências corretos devem ser identificados e mantidos. O Sistema de Gestão requer a identificação e o fornecimento desses recursos, como máscaras faciais, desinfetantes e lixeiras que não devem ser tocadas. Também requer que os funcionários cumpram as obrigações de conformidade e estejam preparados para encerrar quaisquer não conformidades. As responsabilidades de comunicação e canais apropriados devem ser estabelecidos para disseminar informações para funcionários, clientes, visitantes, fornecedores, subcontratados e prestadores de serviço. 

CONQUISTANDO UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO 

Durante um surto de uma doença infecciosa, controlar os riscos do ambiente de trabalho é fundamental para minimizar a infecção. O Sistema de Gestão de doenças infecciosas requer as medidas de proteção mais eficazes na forma de controles de engenharia e administrativos, práticas de trabalho seguras e o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI). Para controles administrativos e de engenharia, isso pode incluir a instalação de barreiras físicas e a adaptação do horário de trabalho para promover o distanciamento físico. As práticas de trabalho seguro fornecem procedimentos para reduzir a duração e a frequência da exposição a um perigo, enquanto o EPI pode fornecer proteção adicional contra determinada exposição.