Image
Imagem de uma plantação em um dia ensolarado

PROMOVER PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS PARA IMPACTAR POSITIVAMENTE AS PESSOAS E O PLANETA

12 de Abril de 2023

Para atender à demanda por produtos de alta qualidade, seguros e éticos, os agricultores – e a indústria agroalimentar como um todo – se esforçam para mudar para práticas agrícolas mais sustentáveis. Mas quais são os desafios que eles encontram e como eles podem enfrentá-los?

A agricultura tem sido um dos principais impulsionadores do desenvolvimento econômico no último século, gerando renda e alimentando populações crescentes a preços acessíveis. No entanto, isso tem um custo ambiental: esgotamento do solo, poluição da água, desmatamento e redução da biodiversidade. Esses são apenas alguns dos desafios criados pelos métodos atuais de produção de alimentos – e os atores da agricultura também devem garantir que atendam aos padrões de segurança alimentar, bem-estar animal e trabalho ético.

RUMO A UMA AGRICULTURA MAIS SUSTENTÁVEL

Atualmente, duas grandes tendências incentivam as partes interessadas a se comprometerem com práticas agrícolas mais sustentáveis e a reduzir seu impacto ambiental:

  • Governos, varejistas, fabricantes e consumidores exigem alimentos de alta qualidade, seguros e éticos – e transparência na cadeia de valor.

 

Os consumidores questionam cada vez mais os produtos que comem, como são produzidos e de onde vêm.

LAURE-ANNE MATHIEUGerente de Desenvolvimento de Auditoria de Alimentos do Bureau Veritas

  • Quem atua na agricultura sente os efeitos crescentes da crise climática. Os agricultores enfrentam estações menos previsíveis, novas pragas, ervas daninhas e doenças e eventos climáticos mais extremos que podem ameaçar as colheitas e os meios de subsistência.

INTERESSE CRESCENTE NA AGRICULTURA REGENERATIVA

Em resposta ao apelo por uma indústria agroalimentar mais sustentável, os agricultores adotam práticas que protegem e regeneram a natureza e fornecem alimentos seguros e de alta qualidade, atendendo às necessidades sociais.

Muitos desses métodos são antigos. Eles incluem rotação de culturas, pastoreio misto, preservação de variedades e espécies locais, controle natural de pragas, coleta de água da chuva e uso de resíduos de colheita ou esterco como fertilizante. Isso significa que a agricultura sustentável geralmente é orgânica e livre de transgênicos. No entanto, também pode envolver engenharia genética ou inovações como hidroponia e “agricultura vertical” sem janelas. O objetivo é alavancar efetivamente o conhecimento agrícola para usar os recursos de forma responsável e melhorar os rendimentos com custos otimizados.

A Agritech, uso de tecnologia especialmente desenvolvida para a agricultura, oferece ainda mais soluções. Máquinas robóticas e agricultura digital – por meio de sensores remotos, drones, imagens de satélite e inteligência artificial – podem ajudar os agricultores a administrar suas terras com eficiência. Os dados de longo prazo coletados sobre as culturas fornecem informações que permitem monitorar os desenvolvimentos, preservar os recursos e aumentar a eficiência.

Este é o tema número um em nossas reuniões com clientes e parceiros. O interesse pelos serviços de inspeção de precisão é grande e pode ser a nova realidade daqui a cinco anos.

THILO FIEDLERVice-presidente da Linha de Serviços Agrícolas Globais do Bureau Veritas

UM IMPULSO POR MAIS TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE

Testes, inspeções e certificações desempenham um papel fundamental na transição para uma indústria agroalimentar mais sustentável. Por meio de maior transparência, as partes interessadas, em toda a cadeia de valor, podem provar que os alimentos atendam a padrões respeitáveis de agricultura responsável, sustentabilidade e qualidade. Isso, por sua vez, aumenta a confiança do consumidor e, em última análise, apoia a resiliência das empresas no longo prazo. Essa é a principal missão do Bureau Veritas no setor agroalimentar, por meio do BV Green Line.

Projetados para ajudar os clientes a atingir suas metas de sustentabilidade, nossos serviços e soluções permitem que os agricultores cumpram com os regulamentos cada vez mais rigorosos. Com base em nossa experiência global, nossas atividades abrangem uma ampla gama de campos, desde produtos orgânicos, comércio justo e bem-estar animal até aquicultura sustentável e gestão de resíduos alimentares.

Crucialmente, operamos como profissionais terceirizados independentes. “Garantimos a manutenção da imparcialidade”, diz Laure-Anne. “E quando verificamos as práticas atuais dos clientes, também fornecemos feedback para ajudá-los a melhorar continuamente.” Dessa forma, o Bureau Veritas permite que os clientes assegurem aos consumidores e a todas as partes interessadas – graças a uma garantia de confiança – que seus produtos são seguros, confiáveis e sustentáveis, em conformidade com regulamentações rigorosas.

COLABORAÇÃO COMO A CHAVE PARA O PROGRESSO

O Bureau Veritas também faz parceria com outras organizações para acelerar a adoção de práticas sustentáveis em todo o mundo. Isso inclui a plataforma global da Sustainable Agriculture Initiative (SAI), que visa capacitar os produtores de alimentos, estabelecendo expectativas comuns e compartilhando as melhores práticas em toda a cadeia de valor. “Trabalhamos com a SAI em seu programa de Avaliação de Sustentabilidade Agrícola”, diz Laure-Anne. “Acreditamos que esforços conjuntos são essenciais para o progresso.”

A colaboração é a chave para avançar; como tal, colocamos a colaboração em primeiro plano na abordagem da BV em relação à rastreabilidade de alimentos. “Desenvolvemos o V-Trace, uma solução única de rastreabilidade que atua como uma rede aberta para todas as partes interessadas na cadeia de valor agroalimentar, reunindo-as em uma plataforma de conhecimento”, diz Thilo. Cada membro pode acompanhar o desempenho de sustentabilidade, rastrear produtos desde a fazenda até o varejo e criar e compartilhar relatórios para total transparência.

Além de oferecer recursos de rastreabilidade líderes do setor, a solução permite a captura de dados em tempo real. Isso pode ser usado para melhorar a inteligência operacional, garantir a segurança do produto e mitigar fraudes. Enquanto isso, a visibilidade da cadeia de suprimentos de ponta a ponta reforça a confiança do consumidor, permitindo que os players demonstrem sustentabilidade e conformidade com os regulamentos locais e internacionais.

Image
Imagem de uma plantação

 

APOIO À TRANSIÇÃO COM EXPERIÊNCIA E INDEPENDÊNCIA

O Bureau Veritas ajuda os tomadores de decisão a gerenciar a implementação dos roteiros de sustentabilidade das organizações, aproveitando nossa presença global e capacidade exclusiva de coletar informações por meio de avaliações.

As avaliações são realizadas em campo ou por meio de questionários online, e as informações fornecidas são verificadas de forma independente pelo Bureau Veritas. Esse processo econômico significa que podemos realizar análises globais de ativos, locais e fornecedores que operam em cadeias de valor complexas – e fazê-lo com facilidade.

Estamos bem posicionados para apoiar nossos clientes agroalimentares na consecução de suas metas de sustentabilidade. E estamos constantemente aprimorando nossos serviços para atender às necessidades em evolução, tanto de nossos clientes quanto da sociedade. Temos orgulho de desempenhar um papel na formação de um mundo de confiança e garantir um progresso responsável.