Image
Turbina de energia eólica e ícones que representam sustentabilidade e ESG

ASSEGURAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE: A CONFIABILIDADE DE UM DOCUMENTO ESTRATÉGICO

22 de Fevereiro de 2024

Governos, investidores, parceiros, consumidores e outros interessados estão aumentando a pressão sobre as empresas para integrarem e relatarem as questões ambientais e sociais corporativas. Com os relatórios de sustentabilidade desempenhando um papel estratégico neste cenário, as informações precisam ser confiáveis. Mark Fraser, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sustentabilidade na Bureau Veritas Certification Global Business Line, fala sobre o trabalho vital realizado pela asseguração de terceira parte no enfrentamento deste desafio.

“Nós fornecemos a garantia de que as informações contidas no relatório de sustentabilidade de uma empresa são precisas, relevantes, completas e consistentes.” É assim que Fraser resume o objetivo do serviço de Asseguração do Relatório de Sustentabilidade (ASR) da Bureau Veritas. 

Um relatório de asseguração independente, conforme padrões reconhecidos, demonstra igualmente o compromisso de uma organização com clientes e demais partes interessadas. Ele fornece um nível de conforto para os principais tomadores de decisão, que sabem que as informações que utilizam para decisões de negócios e estratégia são confiáveis e estão em conformidade com os frameworks de relatórios relevantes.  

TRAZENDO EXPERTISE PARA UM DESAFIO COMPLEXO

O processo de asseguração compreende quatro fases:

1.    Definição de escopo e planejamento (confirmar escopo de relatório e cronogramas com o cliente);
2.    Asseguração detalhada (solicitar informações do cliente, realizar revisão preliminar de dados e entrevistas com o cliente);
3.    Entrega interna e conclusão (conduzir revisão aprofundada de dados e processos, resolver quaisquer questões em aberto) revisão independente e aprovação interna dentro da equipe de asseguração;
4.    Entrega externa, quando o cliente recebe sua declaração de opinião de asseguração (para uso público, geralmente dentro do Relatório de Sustentabilidade) e relatório de gestão (para uso interno, ajudando no planejamento de melhorias para o próximo ciclo de relatório).

Esses relatórios abordam temas inerentemente, amplos e complexos. Com a nova Diretiva de Relatório de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) da Europa prevista para entrar em vigor nas maiores empresas europeias em 2025 (relatórios cobrindo o ano fiscal de 2024), o nível de complexidade está prestes a aumentar ainda mais. Fazer o relatório corretamente depende de trazer expertise reconhecida, que é então verificada por praticantes de asseguração, fornecendo uma camada extra de confiança ao usuário do relatório, seja ele um analista de investimentos, cliente ou regulador. 

Os especialistas do Bureau Veritas enfrentam uma série de tarefas para tornar isso possível, como Fraser explica: “Nós amostramos dados, seguimos trilhas de auditoria e entrevistamos pessoal chave responsável por áreas de impacto de sustentabilidade material, risco ou oportunidade, ou como proprietários de dados.”

PADRÕES QUE GARANTEM INDEPENDÊNCIA E QUALIDADE

Para demonstrar completamente o compromisso de uma organização com seus clientes e interessados, uma declaração de garantia independente também precisa atender a padrões reconhecidos. Isso proporciona um nível de conforto aos tomadores de decisão, que podem confiar que as informações que utilizam para decisões de negócios são confiáveis e alinhadas com frameworks de relatórios relevantes.

Para esse fim, os especialistas do Bureau Veritas avaliam relatórios de sustentabilidade escritos para se alinhar com uma variedade de padrões e frameworks internacionais, como a Global Reporting Initiative (GRI), International Sustainability Standards Board (ISSB) e Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD). O Bureau Veritas tem uma política estrita sobre imparcialidade e segue padrões internacionais de garantia aceitos ISAE 3000 e AA 1000 AS, que também exigem integridade ética extensiva, como independência de conflitos de interesse. 

Esses padrões detalham a abordagem de melhor prática para conduzir um engajamento de garantia. Ter a equipe certa é crítico, Fraser confirma: “Escolhemos uma equipe competente. Treinamos nossas pessoas minuciosamente. Eles têm requisitos de conhecimento do setor e frequentemente especializações técnicas, como Diversidade, Igualdade e Inclusão (DE&I), verificação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GHG) ou Saúde e Segurança (H&S).” No final do trabalho, uma "revisão técnica independente" é realizada por outro praticante de garantia que não estava envolvido no engajamento desse cliente específico, para garantir que o procedimento foi seguido e que uma conclusão foi baseada em evidências reais revisadas pela equipe de garantia.

ESTUDO DE CASO

O cliente da Bureau Veritas, um nome globalmente reconhecido na indústria farmacêutica, precisava construir confiabilidade e confiança dos interessados nos dados e relatórios de sustentabilidade: 200 KPIs publicados no Resumo de Dados de Sustentabilidade (dados selecionados e reivindicações de texto incluídos no Relatório Anual e Relatório TCFD). O escopo da solução incluiu suas operações globais e abrangeu todos os dados ambientais e sociais. A equipe de sustentabilidade experiente da Bureau Veritas forneceu um processo de garantia global robusto e eficiente conforme o padrão ISAE 3000.

A parceria contínua por um período de 10 anos e a experiência resultante da Bureau Veritas com seus sistemas existentes garantiram uma gestão de projeto suave. A Bureau Veritas entregou declarações de garantia para serem publicadas em seu relatório anual de sustentabilidade conforme os requisitos do padrão ISAE 3000. Relatórios de gestão detalhando os achados também foram fornecidos, identificando oportunidades e desafios genuínos para informar os esforços dos interessados internos para continuar melhorando sua sustentabilidade. 

PRESENÇA EM CAMPO

Para fornecer um nível ainda maior de asseguração, alguns provedores, incluindo o Bureau Veritas, recorrem a um conhecimento mais amplo. O que separa o Bureau Veritas de seus concorrentes é a presença em campo, diz Fraser: "nossa abordagem inerentemente prática respaldada por pessoas com formações especializadas." As equipes do Bureau Veritas incluem agentes de asseguração de sustentabilidade com qualificações educacionais complementares em tópicos relevantes de ESG (Ambiental, Social e Governança) e experiência com sistemas de monitoramento e relatórios, em vez de auditores com um histórico de relatórios financeiros. Tudo isso oferece garantia adicional às empresas de que as informações que fornecem a seus interessados são confiáveis, robustas e totalmente confiáveis.