O SEU LOCAL DE TRABALHO ESTÁ PRONTO PARA O PRÓXIMO SURTO DE UMA DOENÇA INFECCIOSA?
Poucas empresas implementaram protocolos de risco de biossegurança antes do COVID-19. À medida que os funcionários estão voltando ao local de trabalho, as empresas agora precisam se ajustar a um novo “normal” e estar prontos para surtos futuros.
Do Ebola e Zika ao H1N1 e COVID-19, o mundo testemunhou vários surtos de doenças infecciosas na última década. Na verdade, um importante estudo¹ mostrou que o número de novas doenças infecciosas tem crescido continuamente nos últimos 60 anos, o que representa um peso significativo para as economias globais e a saúde pública.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as causas desse padrão² alarmante são inúmeras: economia globalizada, rápida urbanização, crescimento populacional sem precedentes, mudanças climáticas, nosso modo de vida, viagens aéreas, dentre outras. Como resultado, o mundo precisará se preparar cada vez mais para quando - e não se - o próximo surto ocorrer.
A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO DO RISCO DE EXPOSIÇÃO
Hoje, a atual pandemia COVID-19 tornou as empresas e os funcionários bastante cientes do risco associado a um surto de doenças infecciosas no local de trabalho. Para as empresas, esse risco impacta não apenas a continuidade dos negócios, mas também a reputação e o bem-estar dos funcionários. Na verdade, quase um em cada dois (41%) trabalhadores disse ter medo de voltar ao trabalho por causa do risco de exposição, de acordo com uma pesquisa recente³.
São estatísticas como essas que comprovam que a percepção sobre saúde e segurança no trabalho evoluiu muito. Os empregadores agora têm a responsabilidade adicional de garantir que seus funcionários possam realizar seu trabalho com segurança, mesmo durante uma pandemia. Os governos criaram leis para obrigar os empregadores a tomar as medidas preventivas necessárias para proteger sua força de trabalho e, em alguns países, os empregadores podem ser considerados criminalmente responsáveis por questões sanitárias no local de trabalho. Neste contexto, é ainda mais importante para eles demonstrar que tomaram todas as medidas razoáveis para proteger a saúde de seus funcionários.
RISCO DE BIOSSEGURANÇA: O NOVO “NORMAL” NO LOCAL DE TRABALHO DE HOJE
Diante dessa nova realidade, as empresas agora precisam de uma estrutura para ajudá-las a gerenciar melhor o risco de infecção no local de trabalho. Implementar um sistema de gestão que enfoque especificamente a biossegurança é um passo na direção certa.
O Bureau Veritas’ Biosafety Certification tem como base um padrão de sistema de gerenciamento de doenças infecciosas que requer uma política, implementação de controles de melhores práticas e protocolos sanitários para atender a recomendações e requisitos regulatórios e minimizar o risco de contaminação durante um surto. O Biosafety Certification garante que as empresas determinem os recursos, as competências dos funcionários e as medidas de proteção mais eficazes, necessárias para garantir a conformidade.
Essas medidas seguem uma hierarquia de controles, já conhecidos para empresas que trabalham com sistemas de gestão em saúde e segurança: controles de engenharia e administrativos, que se concentram em isolar as pessoas e reduzir a exposição a perigos (ou seja, filtros de ar, barreiras físicas, teletrabalho, etc.). Eles também podem incluir práticas de trabalho seguras que reduzem a frequência e a exposição a perigos, bem como equipamentos de proteção individual (EPI) que podem ajudar a prevenir certas exposições.
A biossegurança é uma questão altamente complexa. Um surto pode acontecer a qualquer momento no local de trabalho e, embora os protocolos predefinidos possam reduzir substancialmente o risco, sua eficácia também depende da consciência e do comportamento do funcionário.
É por isso que a abordagem do sistema de gestão oferece uma solução ideal para as empresas gerenciarem o risco de surtos de doenças infecciosas. Ele ajuda as empresas a monitorar o risco, manter seus funcionários informados e o Biosafety Certification garante que o compromisso da empresa com um ambiente de trabalho seguro seja divulgado para todo seu público, interno e externo.
Fontes:
¹ https://www.nature.com/articles/nature06536
² https://www.who.int/csr/resources/publications/introduction/en/index5.html
³ https://go.forrester.com/blogs/how-employees-feel-about-coronavirus-now-a-pandemicex-survey-update/