Declaração de Imparcialidade
Nossos Processos e Valores Centrais
Garantindo a Imparcialidade
O Bureau Veritas entende a importância de atuar com independência em seu sistema de gestão em Certificações e de fornecer conclusões profissionais, sem preconceitos. Nesta página, você pode encontrar recursos úteis, incluindo nossa Declaração de Imparcialidade.
Declaração da Imparcialidade
“Um dos principais valores do Bureau Veritas Certificação e também um elemento fundamental do nosso Código de Ética é a imparcialidade. Portanto, é essencial para o Bureau Veritas o gerenciamento de qualquer potencial conflito de interesses para preservar a imparcialidade dos serviços de Auditoria e Certificação, oferecidos pelo Bureau Veritas.”
A meta é proteger a objetividade e a marca do Bureau Veritas Certificação, garantir a satisfação do cliente e cumprir as normas dos órgãos reguladores e de acreditação.
O Bureau Veritas Certificação definiu e mantém uma estrita política de imparcialidade e a monitora de perto por meio de comitês de imparcialidade internos e externos, criados em todo o mundo.”
Como Mantemos a Imparcialidade
Criamos processos padronizados para garantir que todos os nossos auditores em todo o mundo mantenham a imparcialidade e a integridade. Ao se juntar ao Grupo e/ou se tornar um colaborador, todos os auditores devem assinar um contrato que especifica que eles não têm conflitos de interesses e que manterão sigilo absoluto. Ao mesmo tempo, eles assinam o Código de Ética do Bureau Veritas, que descreve os valores, princípios e regras aplicáveis a todos os funcionários e contratados. Constantes sessões de treinamento para auditores também reforçam a importância da imparcialidade.
Através de Análise de risco de imparcialidade, o Bureau Veritas identifica, analisa e documenta potenciais situações de conflitos de interesses, decorrentes da prestação de serviços de Certificação, incluindo:.
- Relacionamentos entre clientes comuns em todas as áreas do Bureau Veritas;
- Quaisquer mudanças significativas nas atividades de certificação, organização, estrutura e situação jurídica;
- Fusões e aquisições.
O Bureau Veritas também monitora a imparcialidade por meio de seus Comitês de Imparcialidade estabelecidos localmente e para o Grupo. É função desses Comitês:
- Auxiliar no desenvolvimento de políticas relacionadas à imparcialidade de suas atividades de certificação;
- Neutralizar qualquer tendência por parte de uma empresa do Grupo Bureau Veritas em permitir favores comerciais ou outros, que impeçam o fornecimento consistente e objetivo de serviços de certificação;
- Aconselhar sobre questões que afetem a confiança na Certificação, incluindo transparência e percepção pública;
- Revisar, pelo menos uma vez por ano, a imparcialidade dos processos de auditoria, certificação e tomada de decisão do segmento Bureau Veritas Certificação – BVC;
- Monitorar o controle financeiro e fontes de receita, quanto a ameaças à imparcialidade;
- Acompanhar qualquer risco residual de imparcialidade para determinar se está dentro do nível de risco aceitável.
O que se Constitui uma Ameaça à Imparcialidade?
O Bureau Veritas monitora assiduamente quatro principais ameaças à imparcialidade:
- Interesse próprio: a ameaça de uma pessoa agir por interesse próprio, e não no da organização
- Auto-avaliação: por meio da qual uma pessoa, ou o departamento, analisa o trabalho realizado por ela mesma. Isso inclui a auditoria dos sistemas de gestão de um cliente a quem o departamento de certificação forneceu consultoria de sistemas de gestão
- Confiança: ameaças decorrentes de um auditor ou empresa estar muito familiarizado com o cliente e não exigir evidências durante a auditoria
- Intimidação: por meio da qual um auditor acredita que foi coagido aberta ou implicitamente
O Bureau Veritas Considera Extremamente Sérias suas Obrigações de Imparcialidade
Se você é cliente da Certificação Bureau Veritas ou outra parte interessada e sente que não mantivemos nossa imparcialidade, entre em contato e responderemos prontamente. Você pode registrar uma reclamação online.