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Bureau Veritas encerra ano com 30% das cadeiras de liderança no brasil ocupadas por mulheres

19 de Diciembre de 2019

 Grupo atinge meta estabelecida para 2020 com um ano de antecedência após adotar programa de inclusão de gênero

Atuante em setores reconhecidamente masculinos, o Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), estabeleceu como prioridade promover a inclusão de gênero, transformando a realidade social em mais de 100 países onde está presente. O Grupo definiu a meta 2020 de ter 30% do seu quadro de colaboradores ocupado por mulheres, que devem ocupar também 30% das cadeiras de liderança. Para isso, foram adotadas iniciativas para reduzir a desigualdade de gênero e, agora, a companhia colhe resultados efetivos desse trabalho no Brasil, com o alcance integral do objetivo um ano antes do prazo determinado.

“Alcançar essa marca antecipadamente é motivo de orgulho para todos os departamentos do Bureau Veritas. Os números são consequência de um programa sustentado por iniciativas internas fomentadoras de uma cultura mais inclusiva que repercute diretamente no dia a dia da companhia e nos resultados do Grupo”, explica Elisete Rizzo, diretora de Recursos Humanos do Bureau Veritas no Brasil.

Enquanto o mercado brasileiro registra um índice de 25% de participação de mulheres em cargos de liderança em empresas, considerando todos as áreas de atuação, segundo estudo da International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, o Bureau Veritas já bateu a meta de 30% mesmo atuando em segmentos majoritoriamente masculinos. A iniciativa do Grupo propõe a transformação dessa realidade.

O programa de inclusão de gênero da companhia inicia nos processos seletivos, que exigem a participação de profissionais mulheres. Passou a ser uma exigência que a escolha se dê entre finalistas de ambos os sexos e, para isso, a área de RH deve procurar profissionais de mesmo nível capacitacional. A empresa também promoveu procedimentos internos de sensibilização das equipes para os ganhos que são gerados com a diversidade no ambiente de trabalho e a distribuição igualitária de atividades.

Outra ação que faz parte da estratégia do Grupo é a parceria com a Afesu, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que promove a formação educacional e profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O Bureau Veritas uniu-se à instituição para estimular maior participação das mulheres na economia, como apoiador e voluntário corporativo, compartilhando experiências profissionais para as jovens da Afesu.

Para os próximos dois anos, a meta estratégica do Bureau Veritas no Brasil é progredir ainda mais e alcançar a marca de 50/50 para ambos os gêneros nos cargos de liderança.