Press Release

Palestra do Bureau Veritas alerta sobre risco sanitário no setor de alimentos

16 de Maio de 2018

Encontro destacou a importância da formação adequada e da inspeção e certificação como caminhos para a segurança dos alimentos

Segurança sanitária é ainda um desafio para muitas empresas do setor de Alimentos. Estima-se que um terço da população dos países desenvolvidos seja afetado por doenças transmitidas por alimentos. Para debater esse tema, o Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), realizou uma palestra com a nutricionista e especialista em Risco de Doenças Transmitidas por Alimentos, Profa. Dra. Elke Stedefeldt para profissionais da Indústria, Restaurantes e de Nutrição. Formações adequadas para diminuir o risco sanitário no segmento alimentício são fundamentais na avaliação de especialistas.

“É importante que o propósito das normas sanitárias seja entendido pelas equipes que manipulam os alimentos. Isso permite uma mudança de cultura nas empresas. Ao compreenderem as causas e consequências práticas do que é estabelecido como regra, e não apenas segui-la, é que a transformação acontece, refletindo em uma maior segurança dos alimentos”, analisa Elke Stedefeldt.

A qualidade e segurança dos alimentos é um ponto crítico para as empresas que trabalham no setor. A manipulação e preparação dos alimentos, quando não realizados de forma correta, podem acarretar graves problemas para a população, como intoxicação alimentar, por exemplo. Por isso importância de formação e inspeção no segmento.

O Bureau Veritas atua em todo o país realizando visitas técnicas e treinamento das equipes. A capilaridade da rede de profissionais técnicos especialistas da empresa possibilita uma avaliação uniforme dos estabelecimentos que possuem operações em diferentes localidades, considerando as especificidades de cada cliente, região e segmento.

“Visitamos anualmente cerca de 2 mil restaurantes de grandes redes alimentícias atuando na verificação de conformidade de normas nacionais e internacionais, compreendendo infraestrutura, processos e qualificação das equipes. A inspeção dos locais onde se manipulam os alimentos é fundamental para garantir que as boas práticas e normas estabelecidos pelos órgãos reguladores sejam cumpridos, envolvendo toda a cadeia de processos”, Sérgio Suzuki, Diretor de Auditorias de Redes do Bureau Veritas.

O trabalho desenvolvido pelo Bureau Veritas auxilia os clientes a adequarem suas operações de acordo com as normas sanitárias vigentes, e a melhorarem seus processos de controle e segurança dos alimentos, minimizando o risco de contaminação de alimentos e, consequentemente, doenças provocadas pelo seu consumo. A empresa também oferece consultoria para padronização dos processos, procedimentos e produtos.

Deixe sua Marca