Press release

Forte desempenho operacional e excelente financeiro em 2021; Perspectivas sólidas para 2022

25 de Fevereiro de 2022

Principais números de 2021

• Receita de 4.981,1 milhões de euros para todo o ano de 2021, um aumento de 9,4% organicamente (dos quais 2,5% no quarto trimestre) e um aumento de 8,3% em uma base reportada
  • Lucro operacional ajustado de 801,8 milhões de euros, um aumento de 30,4% versus 615,0 milhões de euros em 2020, representando uma margem operacional ajustada de 16,1% (16,2% em base orgânica), um aumento de 273 pontos base em relação a 2020
  • Lucro operacional de 718,8 milhões de euros, um aumento de 76,4% versus 407,4 milhões de euros em 2020
  • Lucro líquido atribuído de 420,9 milhões de euros, um aumento de 235,9% versus 125,3 milhões de euros em 2020
  • Lucro líquido ajustado de 480,8 milhões de euros (1,07 euros por ação), um aumento de 68,6% contra 285,2 milhões de euros em 2020
  • Fluxo de caixa livre de 603,0 milhões de euros (12,1% da receita do Grupo), liderado por uma política de capex disciplinada (2,3% da receita do Grupo) e uma necessidade de capital de giro contido (6,3% da receita do Grupo)
  • A relação dívida líquida ajustada/EBITDA reduziu ainda mais para 1,1x em 31 de dezembro de 2021 versus 1,8x no ano anterior
  • Dividendo proposto de 0,53 euros por ação, um aumento de 47,2% ano a ano, a pagar em dinheiro

Destaques de 2021

• Forte desempenho do portfólio de atividades do Grupo, com crescimento orgânico da receita nos seis negócios. Receita orgânica cresce 3,1% em relação a 2019
  • Forte impulso para soluções relacionadas à sustentabilidade e ESG em todo o portfólio
  • Fortalecimento significativo do Balanço do Grupo e desalavancagem
  • Aquisição de seis empresas bolt-on em áreas estratégicas (infraestrutura, renováveis, certificação de sustentabilidade, cibersegurança e produtos de consumo na China) representando uma receita total de cerca de 48,0 milhões de euros. Isso inclui a mais recente aquisição da PreScience, líder norte-americana de serviços de gerenciamento de projetos/gestão de construção para projetos de infraestrutura de transporte

Perspectivas de 2022

Com base em um pipeline de vendas saudável e nas oportunidades significativas de crescimento relacionadas à Sustentabilidade, e assumindo que não há bloqueios severos em seus principais países de operação devido ao Covid-19, para todo o ano de 2022, o Bureau Veritas espera:

• Alcançar um crescimento de receita orgânica de um dígito médio;
  • Melhorar a margem operacional ajustada;
  • Gerar um fluxo de caixa forte e sustentado, com conversão de caixa acima de 90%.

Didier Michaud-Daniel, CEO, comentou:

“Ao longo de 2021, o Bureau Veritas continuou a demonstrar forte agilidade e uma abordagem centrada no cliente, mantendo os esforços de inovação. Apresentamos um forte crescimento orgânico, uma margem muito saudável e um fluxo de caixa forte que nos permitiu alcançar a menor alavancagem financeira desde o IPO do Grupo em 2007 e lucro por ação acima de € 1, a € 1,07.

Temos um roadmap claro com uma direção estratégica bem definida para 2025 e fortes oportunidades de crescimento pela frente, notadamente em serviços de Sustentabilidade que já representam hoje mais de 50% de nossas vendas. O Bureau Veritas está posicionado de forma única para moldar a confiança em torno de temas que estão no centro das preocupações de nossos clientes e da sociedade em geral: saúde, segurança, qualidade, proteção ambiental e responsabilidade social.

A demanda está claramente aumentando, como evidenciado pelos interesses por nossa experiência mundial e multissetorial: no BV, ajudamos as organizações a medir e monitorar seus compromissos ESG de maneira mais transparente, confiável e baseada em dados do que a autodeclaração.

Para 2022, esperamos que o Bureau Veritas entregue mais um ano de crescimento sustentável. Considerando as fortes posições de liderança do Grupo em todo o mundo e seus fundamentos sólidos, estou muito confiante no futuro do BV e na capacidade de seus 80.000 funcionários para abraçar novos e tremendos desafios.”