CERTIFICAÇÃO HIDROGÊNIO RENOVÁVEL

BUREAU VERITAS LANÇA CERTIFICAÇÃO DEDICADA AO HIDROGÊNIO RENOVÁVEL

17 de Janeiro de 2023

Apoiar a indústria para garantir que o hidrogênio seja produzido sob práticas seguras e sustentáveis e a partir de fontes de energia renováveis

O Bureau Veritas desenvolveu uma certificação holística para hidrogênio renovável, apoiando assim o crescente setor de renováveis e acelerando a transição energética.

No contexto da transição energética, o cumprimento e a garantia da produção, armazenamento e distribuição sustentáveis de novas energias são desafios únicos. Este esquema de certificação é resultado de demandas de produtores e compradores de hidrogênio por padrões abrangentes adaptados ao mercado global de hidrogênio em rápida expansão. Ele fornece transparência para promover o investimento na produção e comercialização de hidrogênio, abrindo caminho para alcançar um consenso global sobre os padrões e conformidade do hidrogênio.

Joerg Gmeinbauer, vice-presidente global de energia e serviços públicos do Bureau Veritas, comentou:
"Os players de energia anunciaram planos para usinas de hidrogênio renovável que produzirão energia na faixa de gigawatts. Muitos desses projetos precisarão demonstrar transparência e credibilidade para garantir o financiamento inicial necessário para iniciar a construção da usina. Ao mesmo tempo, os futuros consumidores de hidrogênio querem garantir que serão capazes de atender às suas expectativas relacionadas a ESG, Segurança e emissões de GEE. Com o lançamento deste esquema de certificação, o Bureau Veritas fornecerá uma ponte, trazendo transparência em ambas as direções para todas as partes interessadas”.

UmA certificação para beneficiar desenvolvedores de usinas e compradores de hidrogênio

A certificação de hidrogênio renovável do Bureau Veritas apoiará as capacidades de produção implantadas de hidrogênio renovável, que é derivado da eletrólise da água usando eletricidade de energia renovável. Ele também permite que os desenvolvedores de tais ativos comprovem a bancabilidade de seus projetos para compradores e investidores, a fim de obter financiamento na fase inicial do projeto. O Bureau Veritas realizará uma avaliação do ativo de produção de hidrogênio renovável em relação aos critérios ESG, processos de segurança e emissões de gases de efeito estufa. Ele também avaliará a energia renovável usada para alimentar o eletrolisador. Um certificado será emitido se todos os requisitos forem cumpridos.

Assim que o ativo estiver em operação, o Bureau Veritas realizará uma auditoria de verificação “como foi construído” no local dos critérios do esquema, resultando em um certificado para a planta operacional de produção de hidrogênio renovável. O escopo da avaliação abrange a produção de hidrogênio por eletrólise, incluindo o armazenamento de hidrogênio no local. Também abrange processos e segurança ocupacional e define requisitos abrangentes de sustentabilidade, como impactos ambientais e abastecimento de água. O cálculo da pegada de carbono é baseado em uma metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida que inclui emissões a montante derivadas das origens do processo de dessalinização de eletricidade e água em uso.

Um rótulo para garantir que o hidrogênio seja produzido de acordo com práticas seguras e sustentáveis e a partir de energia renovável

A etapa final será a emissão do selo após a verificação da quantidade de hidrogênio produzida pelo ativo certificado. A etiqueta estipula que o ativo deve ter uma pegada de carbono inferior a 2 kg de CO2 equivalente por quilo de hidrogênio. A verificação trimestral da produção de hidrogênio e da entrada de eletricidade renovável será necessária para manter o selo.

O Bureau Veritas é um player importante no setor de energia, presente em todas as etapas da cadeia de produção de energia renovável e alternativa. Esta certificação está alinhada com o compromisso do Bureau Veritas, por meio de sua BV Green Line, de fornecer serviços e soluções que aceleram a transição energética e são dedicados à sustentabilidade, principalmente em recursos e produção. Olhando para o futuro, o Bureau Veritas planeja expandir o programa no final de 2023 para incluir amônia verde e hidrogênio com baixo teor de carbono. Ao desenvolver conhecimento abrangente em toda a cadeia de valor do hidrogênio, o Bureau Veritas está pronto para apoiar globalmente a descarbonização de todos os setores em benefício das pessoas e do planeta.