Drone

BUREAU VERITAS COORDENOU E PARTICIPOU DOS TESTES DE QUANTIFICAÇÃO DE NÍVEIS DE METANO NO SITE DA GERG NAS INSTALAÇÕES DA ENAGÁS, NA ESPANHA

10 de Novembro de 2021

A mudança climática é um dos principais desafios do nosso tempo, com reguladoras, negócios e a sociedade cobrando cada vez mais uma mudança no modelo energético. Para alcançar este objetivo, indústrias com alta produção de carbono estão adotando medidas ambiciosas de pegada de carbono zero que os conduzirão para uma baixa emissão e operações mais verdes.

Como parte do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão Europeia adotou, em 2020, uma estratégia para reduzir as emissões de metano. O gás é ocupa o segundo lugar no desenvolvimento do aquecimento global, atrás apenas do dióxido de carbono. A redução as emissões de metano são essenciais para atingir as metas de 2030 e 2050 de neutralidade climática.

Em colaboração com a Enagás e o Bureau Veritas, coordenando a parte de campo, o Grupo Europeu de Pesquisa de Gás (GERG, na sigla em inglês) montou um projeto de pesquisa pioneiro com a participação de outras 13 associações e operadores do mercado.

O objetivo deste projeto, chamado “Benchmark de tecnologia para quantificação de emissões de metano no nível do site”, é analisar a efetividade e repetibilidade das mais promissoras tecnologias de quantificação de emissões de metano de ativos intermediários.

Em outubro de 2021, a fase II.A do projeto foi lançada com sucesso com uma série de testes cegos com liberações controladas nas instalações da Enagás, na Espanha. Um total de 17 testes foram realizados em cinco dias. 12 tecnologias foram testadas: 9 top-down e 3 bottom-up.

A indústria de gás normalmente usa a abordagem bottom-uo para detectar e quantificar as emissões de metano, com foco em fontes e equipamentos individuais. Portanto, o objetivo do projeto é fornecer mais informações sobre como usar novas tecnologias de nível de site para maior precisão. A abordagem top-down pode fornecer informações abrangentes sobre as emissões em um local ou região.

“As operações de coordenação de campo do Bureau Veritas consistiram em primeiro apoiar a organização dos testes da Enagás. Em seguida, envolveu a garantia de uma sucessão tranquila de experimentos, ao mesmo tempo em que coletava todos os dados e observações necessários e, finalmente, animava o briefing organizacional e o debriefing final”, explica Jonathan Martinez, Oil & Gas Global Service Line OPEX Solution Manager do Bureau Veritas.

“Como um segundo projeto, ao lado do parceiro de tecnologia Aeromon, o Bureau Veritas participou ativamente dos experimentos do local. Aqui, usamos um drone equipado com vários sensores para quantificar as emissões de metano”, conta Andrea Di-Lillo, OPEX Business Development Global Director, Oil & Gas Global Service Line do Bureau Veritas.

Esta abordagem inovadora faz parte da solução de cinco etapas do Bureau Veritas para tomar medidas práticas para alcançar o líquido zero, desenvolvendo e implementando um roteiro claramente definido. A solução oferece suporte para monitorar ativos e atividades da cadeia de valor, melhorando a confiabilidade dos dados de emissão e quantificando as emissões de forma eficaz com base nas melhores práticas da indústria. Ele agrega valor ao identificar os hotspots de emissão de uma empresa, a fim de ajudar os clientes a implementar ações claras que reduzirão de forma constante e sustentável seu impacto ambiental. Também é responsável pelo monitoramento de ativos e sistemas de longo prazo para verificar o progresso e ajuda os clientes a entender e avaliar as opções de compensação e remoção de emissões, como sequestro geológico.

Esta iniciativa está totalmente alinhada com a missão do Bureau Veritas de contribuir para a proteção do planeta, notadamente através do Green Line de soluções e serviços BV. O Bureau Veritas apoia organizações, como operadoras de gás, em seus esforços para reduzir sua pegada de carbono e defende todas as abordagens que levam a emissões zero líquidas, apoiando-as por meio de verificação, medição e certificação.