Soluções

ISO 22000 – DEMONSTRE SEU COMPROMISSO COM A SEGURANÇA DE ALIMENTOS

DESAFIO DA EMPRESA

Muitas normas foram desenvolvidas no âmbito da segurança de alimentos: normas específicas de empresas, regulamentos legais, bem como normas desenvolvidas por varejistas. Sua proliferação fez com que sua aplicação fosse difícil. Ao mesmo tempo, os princípios de segurança de alimentos se espalharam pelo mundo tornando-se uma questão importante para todos os envolvidos na cadeia de alimentos. Uma norma única com alcance em todo o mundo, incluindo os princípios de segurança de alimentos, tornou-se então necessária.

SOLUÇÃO

O que é ISO 22000?

A ISO 22000 é a primeira norma internacional para implementação de um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos. Ela abrange Comunicação Interativa, Sistema de Gestão e Controle de Riscos.

Quais são os principais benefícios?
  • Maior impacto sobre os clientes;
  • Mais transparência;
  • Produção racionalizada;
  • Minimização significativa de riscos alimentares;
  • O controle efetivo dos processos internos e minimização do risco de fracassos;
  • Aumento da motivação dos trabalhadores concentrando-se em um trabalho bem feito;
  • Demonstração de uma abordagem proativa para segurança de alimentos;
  • Foco mantido nos desafios essenciais.

PORQUE ESCOLHER O BUREAU VERITAS?

Experiência em Alimentos – O Bureau Veritas Certification pode ajudar todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos alimentar para atender o mais alto padrão de conformidade com Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. O Bureau Veritas Certification já concedeu mais de 500 certificados em todo o mundo.

Reconhecimento – O Bureau Veritas Certification, desde o início, fez parte da comissão técnica que desenvolveu a norma ISO 22000. Foi o primeiro órgão de certificação internacional a obter acreditação para ISO 22000 no DANAK. Estamos agora em todo mundo credenciado pelo UKAS, organismo de acreditação internacional. Nós também fornecemos certificação acreditada localmente em nove países.

Rede – Nós operamos em mais de 100 países. Esta presença global significa que nossos clientes podem receber uma dupla vantagem: experiência internacional combinada com um profundo conhecimento local (cultura, idioma, leis, costumes, etc) garantindo uma auditoria de alta qualidade.

Marca de Reconhecimento Global – A Marca do Bureau Veritas Certification é um símbolo mundialmente reconhecido de compromisso constante de sua organização com a excelência, sustentabilidade e confiabilidade.

Image
BV Certification ISO 22000

 

FAQ

Qual a cobertura da ISO 22000?

Comunicação Interativa A norma requer que a organização comunique-se de maneira proativa com os principais interessados, a fim de entender suas necessidades e demandas e informá-los de eventuais variações.

Sistema de Gestão A norma foi desenvolvida baseada na ISO 9001:2015 para melhorar a implementação de sistemas eficazes de segurança de alimentos.

Controle de Riscos Um sistema eficaz que pode controlar os riscos de segurança de alimentos para níveis aceitáveis nos produtos finais (ou entregue para o próximo passo na cadeia de alimentos).

A empresa já é certificada na ISO 9001, portanto, devo substituí-la pela ISO 22000?

Não. A norma ISO 22000 deve ser vista como um complemento necessário à ISO 9001, não somente como uma norma autônoma. Quando combinada, o sistema resultante pode oferecer excelência na fabricação de alimentos e suprimentos.

Já somos certificados em outras normas, o que devemos focar?

Se a empresa já é certificada em conformidade com o British Retail Consortium (BRC) ou com o International Featured Standards (IFS), será necessário trabalhar a comunicação interna e externa, análise documentada e documentação subjacente em HACCP, bem como o compromisso da alta administração.

Se certificada em DS3027, critérios holandeses de HACCP ou norma similar, será necessário concentrar na comunicação externa e interna.

Devo treinar auditores internos na norma ISO 22000?

A ISO 22000 exige que as auditorias internas sejam executadas por auditores competentes. O Bureau Veritas Certification oferece treinamentos de auditoria interna, com duração de 3 dias, que pode ser feito in company.