Image
Certificação BRCGS

Saiba mais sobre a Certificação BRCGS

Entenda a norma de Segurança de Alimentos que auxilia na reputação da sua marca

A BRCGS (British Retail Consortium Global Standard) é um protocolo projetado para harmonizar os padrões de segurança de alimentos em toda a cadeia de fornecimento. Hoje, é mundialmente reconhecido nas indústrias alimentícias como um dos mais rigorosos esquemas de certificação de terceiros para due diligence e aprovação de fornecedores.

A certificação foi desenvolvida pelo consórcio British Retail em 1998, e é regularmente aprimorado, envolvendo partes interessadas internacionais na cadeia de suprimentos. A ferramenta é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), e é frequentemente um requisito fundamental dos principais varejistas, fabricantes e organizações de serviços de alimentação. Ao obter a certificação BRCGS, você comunica aos seus clientes que seus produtos são seguros, legais e de alta qualidade.

Quais os objetivos da norma?

A BRCGS tem o objetivo de auxiliar as empresas na seleção e qualificação de seus fornecedores por meio de um sistema robusto. Possui uma estrutura própria para gerenciar a segurança, integridade, legalidade e qualidade dos produtos na indústria de fabricação, processamento e embalagem de alimentos e ingredientes alimentícios.

Ela também assegura que as empresas atendam a todos os requisitos de legislação, e que possam fabricar produtos seguros, eficientes e de qualidade.

Como se certificar?

Para conquistar sua certificação BRCGS, a empresa deve implementar todos os módulos necessários em um sistema em conformidade com os requisitos do padrão. A Norma é composta por vários requisitos, porém alguns deles são considerados fundamentais, e falhando em algum, a empresa precisará receber uma nova auditoria completa após correção das falhas para que possa obter a certificação.

Os doze requisitos fundamentais estão descritos na norma, são eles: 1. Compromisso da alta direção e melhoria contínua; 2. O plano de segurança de alimentos (HACCP); 3. Auditorias internas; 4. Gestão de fornecedores de matérias-primas e embalagens; 5. Ações corretivas e preventivas; 6. Rastreabilidade; 7. Layout, fluxo de produto e segregação; 8. Limpeza e higiene; 9. Gestão de alergênicos; 10. Controle de operações; 11. Rotulagem e controle de embalagem; e 12. Treinamento: manuseio de matéria-prima, preparação, processamento, embalagem e armazenamento.

Por que se certificar em BRCGS?

O protocolo BRCGS oferece uma ampla gama de protocolos reconhecidos pela GFSI (Global Food Safety Initiative), que vão desde alimentos e materiais de embalagem até processos de armazenamento e distribuição, além de agentes e corretores. Ele também oferece outros planos de boas práticas de fabricação como Bens de Consumo, Varejo, Sem Glúten, à base de plantas e Comércio Ético. O Padrão Global de Segurança de Alimentos da BRCGS é considerado uma referência para o cumprimento de boas práticas em padrões da indústria alimentícia.

Entre os benefícios para a organização, estão:

  • Eficiência operacional;
  • Sistema de segurança competente, consistente e eficaz;
  • Aprovação no processo de Homologação de fornecedor.

A certificação BRCGS possui ciclo anual, onde o cliente a cada ano recebe um certificado com uma classificação, podendo ser essa A, B, C e D, as quais estão ligadas aos números de não conformidades recebidas, levando também à variação (frequência) do ciclo de auditoria.

Ao se certificar com a BRCGS, sua empresa agrega valor aos seus produtos cumprindo um padrão reconhecido mundialmente, obtém acesso a novos clientes, mercados, fornecedores e varejistas locais e globais, reduz sua exposição a riscos de reputação para a segurança de alimentos e produtos e melhora a eficiência de seus processos agrícolas e sistemas de gestão.

Certifique-se com o Bureau Veritas e obtenha todos os benefícios de um sistema credenciado GFSI (Global Food Safety Initiative)! Entre em contato conosco para saber mais.