Image
Mesa de ateliê de costura com carretel de linha, botões, caderno de anotações e fita métrica

NOVOS TREINAMENTOS DO PROGRAMA ABVTEX NO BUREAU VERITAS

21 de Março de 2024

O Programa ABVTEX é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Varejistas Têxteis para o monitoramento e desenvolvimento da cadeia produtiva. Desde 2010, tornou-se reconhecido como um “divisor de águas” no combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil na cadeia de valor do varejo da moda. Ao longo desse tempo, foi se aprimorando e hoje inclui questões ambientais e de governança. 

Inicialmente, o programa era restrito à cadeia de fornecimento das varejistas signatárias que assumiam o compromisso de monitorar, de forma voluntária, 100% de sua cadeia. Hoje, qualquer empresa fornecedora ou subcontratada da cadeia da moda pode se associar integrando essa iniciativa setorial, demonstrando sua ética, proteção aos direitos humanos e contra o trabalho análogo ao escravo ou infantil.

Em 2024, o programa passou por atualizações e surgiu a necessidade de renovar os treinamentos para auditores e empresas signatárias ou interessadas em conhecer a certificação e como funcionam as auditorias. Neste contexto, o Bureau Veritas desenvolveu dois treinamentos: Programa e Diretrizes e Trilha de Auditores. Os cursos, que visam complementar conhecimentos, são exclusivos do Bureau Veritas por dois anos.

O Programa e Diretrizes é voltado a qualquer parte interessada da cadeia de valor preocupada com o desenvolvimento sustentável e a aplicação das regras de compliance junto à cadeia de fornecimento. Já a Trilha de Auditores é voltada ao conhecimento técnico do protocolo, seus critérios e requisitos, baseados nas questões sociais, ambientais e éticas que impactam as relações trabalho e relações comerciais e a forma que essas questões serão evidenciadas pelos auditores durante o processo da auditoria. 

Esse conhecimento tem a intenção de gerar melhorias à competência dos auditores, aprimorando suas habilidades em observar os cenários e atividades, analisar criticamente os documentos e entrevistar os empregados, permeando todos os critérios, com fundamentos baseados nos direitos humanos, normas de comportamento e requisitos da Legislação Brasileira. 

Todos os requisitos e critérios foram esmiuçados e embasados em exemplos práticos vivenciados em auditorias de responsabilidade social. Para maior fixação do conhecimento, esses exemplos práticos foram trabalhados em estudos de caso, vídeos e podcasts para facilitar a linguagem tornando-a mais próxima da realidade encontrada durante a auditoria, fazendo com que o aluno seja transportado a esses possíveis cenários e trace a melhor trilha de auditoria e tome as decisões baseados no atendimento aos critérios. 

Os treinamentos do Bureau Veritas buscam fazer com que a auditora ou o auditor se sinta um agente do programa, entendendo a base das questões da responsabilidade social e um agente de transformação das culturas empresariais na busca do desenvolvimento sustentável.  

Saiba mais sobre o Programa Abvtex


O Programa ABVTEX contempla a realização de auditoria com organismos de certificação imparciais, com a intenção de verificar a aderência dos fornecedores e subcontratados por meios de um check-list. Tem como foco: 

  • Assegurar condições de trabalho dignas na cadeia de fornecimento do varejo de moda, combatendo o trabalho análogo ao escravo, infantil e utilização de imigrantes em condição irregular;
  • Assegurar a observância da legislação ambiental pertinente à cadeia produtiva de varejo e moda;
  • Promover melhores práticas no setor do varejo de moda representado pela ABVTEX, por meio de engajamento evolutivo dos participantes do Programa e da melhoria contínua dos processos;
  • Fornecer um protocolo de requisitos padronizados, em uma plataforma sistêmica, com processos unificados de auditoria periódicas que permitam às varejistas signatárias gerenciar a acompanhar o desenvolvimento sustentável dos fornecedores e seus subcontratados quanto ao cumprimento de aspectos ligados a responsabilidade socioambiental, especialmente às relações de trabalho;
  • Estabelecer princípios e critérios para a condução das auditorias em fornecedores e seus subcontratados da cadeia de fornecimento das varejistas signatárias do programa nos segmentos do vestuário, calçados, acessórios e artigos têxteis para o lar.

A primeira auditoria, chamada de auditoria inicial, é feita de forma presencial e anunciada. A empresa é notificada com antecedência para conhecimento da data da auditoria e para o empresário poder estar presente e entender como o programa precisa ser atendido. 

As próximas auditorias anuais, as auditorias de renovação, também são presenciais, porém, não anunciadas. As empresas não tomam conhecimento da data exata dessas auditorias. 

A cada renovação, a empresa deve fazer um novo vínculo a um Organismo de Auditoria homologado. Este vínculo pode ser com o mesmo organismo que realizou sua auditoria anterior ou escolher um novo. No caso de um novo organismo, a empresa autoriza o acesso a seu histórico de auditorias para este novo Organismo de Auditoria. 

Outras auditorias podem ocorrer mediante situações como não atendimento ao resultado mínimo, aos critérios e requisitos, como auditorias de follow-up e auditorias de mudança de endereço. 

É interessante explicar que o programa tem um caráter evolutivo, com classificações Bronze, Prata e Ouro. Essa classificação dependerá do resultado da avaliação dos Blocos Básicos e Superiores, e o número de tipos de não conformidades apontadas. Esse resultado também dará a classificação de aprovado ou reprovado no programa.  

Os critérios são baseados nos seguintes aspectos: 

  • Formalização da empresa;
  • Condições de Trabalho: Trabalhador Menor, Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo, Trabalho com Estrangeiros em Situação Irregular, Recrutamento e Seleção, Moradia, Liberdade de Associação Coletiva, Discriminação, Abuso e Assédio, Salário e Compensação, Horas Trabalhadas;
  • Saúde e Segurança no Trabalho:  Condições de Trabalho e Infraestrutura, Vestiários e Instalações Sanitárias, Local para Refeições, Normas Regulamentadoras, Equipamentos de Proteção Individual, Manuseio de Produtos Químicos;
  • Resposta à Emergência: Instalações Elétricas e edificações, Prevenção e Combate a Incêndio;
  • Validação da Cadeia Produtiva: Notas Fiscais, Monitoramento da Cadeia Produtiva, Validação da Lista de Subcontratados, Subcontratação de Serviços;
  • Transparência e Práticas de Gestão;
  • Meio Ambiente: Licenças, gestão/Aspectos Gerais, Resíduos, Efluentes, Emissões. 

O Bureau Veritas oferece, além dos treinamentos exclusivos das normas ABVTEX, todas as etapas para que sua empresa conquiste a Certificação ABVTEX. Para saber mais sobre os cursos acesse o link a seguir, ou entre em contato para falar sobre a certificação