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ISO 9001

NORMA NBR ISO 9001:2015 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

29 de Abril de 2022

Sua importância para implementação de outros sistemas de gestão

Toda empresa é criada para oferecer produtos ou serviços. Ela pode ser uma empresa muito preocupada com: o meio ambiente, a saúde e segurança de seu pessoal, a redução do consumo energético, a segurança da informação, etc;  mas, se ela não estiver focada na melhoria do seu produto/serviço, não estiver aberta para ouvir seus clientes e outras partes interessadas e se não estiver apta para buscar cada vez mais minimizar os riscos de perda de negócio, por não entender as necessidades e expectativas das partes interessadas em relação ao tipo de produto/serviço que oferece, a organização não se perpetua.

Uma organização somente é capaz de se manter competitiva e viva por muitos anos quando seu sistema de gestão possui um direcionamento estratégico pautado nos interesses das suas partes, e quando ela é capaz de criar valor agregado aos seus produtos e serviços e estimular o crescimento de seus fornecedores e colaboradores.

As normas NBR ISO para Sistemas de Gestão trazem requisitos que, se bem entendidos e implementados, fazem com que as organizações criem uma cultura de sustentabilidade, sendo capazes de produzir produtos/serviços que atendam às necessidades de seus clientes, não só pelas suas características de desempenho com qualidade, como também por serem produzidos de forma a não agredir o meio ambiente e a sociedade.

Uma questão muito comum é: Mas, por onde começar? Qual das normas NBR ISO para Sistemas de Gestão deve ser implementada primeiro? Quais os benefícios?

A primeira norma a ser desenvolvida foi a NBR ISO 9001, que é a norma mais importante e aplicada em todo o mundo, e serviu como base para a criação das outras normas de sistemas de gestão, como: a NBR ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental, NBR ISO 45001 Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, NBR ISO 50001 Sistema de Gestão de Energia e muitas outras, onde nenhuma delas conflita entre si, nem na implantação, nem em sua manutenção.

Por ser a pioneira, se faz necessário falar primeiro da evolução e intenção da norma NBR ISO 9001, e como ela se torna a base para implementação das demais normas.

A Norma NBR ISO 9001 foi desenvolvida a partir da necessidade do mercado.  Foi criada em 1987, baseada na norma britânica BS5750, e era uma norma de garantia da qualidade, onde cada empresa deveria definir seus próprios requisitos e criar procedimentos e instruções de trabalho que fossem capazes de sustentar o sistema de garantia da qualidade da empresa.

Em 1994, foi realizada a primeira revisão da norma, focada na garantia da qualidade como base de certificação. Haviam três modelos onde a organização podia escolher ser certificada, de acordo com sua capacidade de demonstrar a Garantia da Qualidade de seus produtos ou serviços: ISO 9001, ISO 9002 e ISO 9003.

Partindo do pressuposto de que as organizações já haviam amadurecido no que se refere a padronização de suas atividades, ou seja, definição de requisitos de qualidade do produto e estabelecimento de procedimentos sobre como fazer as atividades, uma segunda revisão em 2000 se fez necessária para estimular as organizações na melhoria contínua de seu desempenho. Neste momento, a norma deixa de ser uma norma de garantia da qualidade e passa a ser uma norma de gestão da qualidade.

Esta valorização proporcionou às organizações uma adequação aos novos requisitos, principalmente estimulando o comprometimento dos seus principais dirigentes na administração deste sistema da qualidade e envolvendo todos os colaboradores no alcance dos objetivos.

O grande desafio trazido nesta versão foi a importância de se ter ferramentas apropriadas para conhecer as necessidades e expectativas dos clientes, além de estabelecer para cada processo envolvido no sistema de gestão requisitos de desempenho a serem mantidos ou melhorados para aumentar a satisfação de seus clientes. Ao envolver todos os colaboradores e comprometer os principais dirigentes de forma a gerenciar o sistema, quebra uma cultura organizacional de que somente a produção e o controle da qualidade eram os responsáveis pela qualidade dos produtos/serviços.

Na terceira revisão, em 2008, pequenas alterações foram feitas para esclarecimento de alguns requisitos e também para uma interação melhor com a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental.

A revisão atual de 2015 traz como foco não apenas os clientes, mas também outras partes interessadas das organizações, estabelecendo uma abordagem para administração da empresa focada na mentalidade de risco do negócio. Risco de não ser capaz de atender às necessidades e expectativas das partes interessadas, que a cada dia se tornam mais exigentes em relação às questões que envolvem a economia, meio ambiente e sociedade e que procuram adquirir produtos/serviços sustentáveis.

Todo risco está relacionado a um grau de incerteza e estas geram oportunidades para melhoria do negócio.

Assim sendo, uma organização que possui a NBR ISO 9001 implementada pode obter o sucesso econômico porque é capaz de conhecer, entender e analisar as necessidades e expectativas de suas partes interessadas. Ela também pode definir melhorias para seus produtos ou serviços, direcionados para uma sociedade que cada vez mais tem buscado adquirir produtos de empresas responsáveis, íntegras, preocupadas com o meio ambiente, com seus colaboradores e com um mundo ético.

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Bureau Veritas

Tânia CapelaCoordenadora técnica, Auditora Líder e Instrutora para cursos de formação de Auditores do Bureau Veritas