Image
ISO 22000 e FSSC 22000 entenda a diferença

ISO 22000 e FSSC 22000

2 de Junho de 2022

Entenda a diferença entre essas duas normas de Segurança de Alimentos

A segurança de alimentos é um dos pontos mais essenciais e uma preocupação constante para qualquer organização que atue no ramo alimentício. Ela se refere à garantia de que o produto terá qualidade, proporcionando assim segurança para o consumidor.

Para assegurar a qualidade e segurança dos alimentos, as empresas do ramo alimentício devem construir um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos bem estruturado, e possuir seu manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), que é mandatório e exigido pela legislação brasileira.

Mas, para além do BPF, empresas que buscam aprimorar seu sistema de gestão e fortalecer sua marca no mercado devem estar atentas também às normas que constituem um bom sistema de segurança de alimentos, e duas delas costumam causar confusão pelas suas semelhanças: a ISO 22000 e a FSSC 220000. Neste artigo, você entenderá a diferença entre elas e qual a importância de cada uma dentro do sistema de gestão.

O que é a ISO 22000

A ISO 22000 é a primeira norma internacional para implementação de um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos, que abrange todas as organizações da cadeia alimentar.

A norma tem o intuito de definir padrões de trabalho que garantam que os alimentos são seguros para o consumidor e que não prejudiquem sua saúde. Ela combina elementos fundamentais e normalmente reconhecidos para garantir a segurança de alimentos ao longo da cadeia, abrangendo Comunicação Interativa, Sistema de Gestão, Controle de Riscos (através de programas de pré-requisitos e planos HACCP) e a melhoria e atualização contínua do sistema de gestão de segurança de alimentos.

A ISO 22000 também tem o objetivo de ajudar na integração entre as normas do sistema de gestão das organizações, melhorando o gerenciamento e evitando duplicações. Dessa forma, contribui para o trabalho das empresas na interpretação e implementação do sistema e facilita a auditoria.

Ela é formatada em 3 etapas:

Comunicação Interativa: A norma requer que a organização se comunique de maneira proativa com os principais interessados, a fim de entender suas necessidades e demandas e informá-los de eventuais variações.


Sistema de Gestão: A norma foi desenvolvida baseada na ISO 9001:2015 para melhorar a implementação de sistemas eficazes de segurança de alimentos.

Controle de Riscos: Um sistema eficaz que pode controlar os riscos de segurança de alimentos para níveis aceitáveis nos produtos finais (ou entregue para o próximo passo na cadeia de alimentos).

Porém, a ISO 22000 não é reconhecida pelo GFSI (Global Food Safety Initiative) – órgão sem fins lucrativos que faz uma análise dos requisitos das normas para atestar a eficácia dos requisitos na garantia da produção de alimentos seguros – devido a sua abordagem genérica ao programa de pré-requisitos.

Por conta disso, foi criada a FSSC 22000 pela Foundation for Food Safety Certification, que é um compilado da ISO 22000, da série ISO/TS 22002 com suas partes aplicáveis ao setor em que a indústria está inserida e aos requisitos adicionais estabelecidos pela norma. Dessa forma, a FSSC 22000 contempla as exigências esperadas em uma norma de segurança de alimentos e é reconhecida pelo GFSI.

O Global Food Safety Initiative

O GFSI é uma iniciativa que reconhece as normas de certificação aceitas por grandes nomes do setor alimentício e redes de varejo globais. Por se tratar de uma entidade que é composta por grandes empresas, a sua validação gera um grande peso na decisão de que norma utilizar, principalmente quando falamos em exportação de produtos.

O que é a FSSC 22000

A sigla FSSC significa Food Safety System Certification, em português, Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos. A FSSC 22000 é um sistema de certificação robusto, baseado na ISO 22000 e internacionalmente aceito para auditoria e certificação de segurança de alimentos no setor de fabricação de alimentos e bebidas.

A FSSC 22000 utiliza as normas existentes ISO 22000, ISO 22003 e especificações técnicas para programas de pré-requisitos setoriais (PRPs), complementada por normas técnicas, como a ISO TS 22002-1 para a fabricação de alimentos e a ISO TS 22002-4 para a fabricação de embalagens, que foram desenvolvidos através de consulta ampla e aberta com um grande número de organizações relacionadas. Também é totalmente consistente com outras normas, como ISO 9001 e ISO 14001 (incluindo o alinhamento com a Estrutura de Alto Nível ISO).

A norma surgiu com o objetivo de determinar uma mesma linguagem para a segurança de alimentos em todo o mundo, estabelecendo os requisitos necessários para desenvolver, implementar e operar um sistema de gerenciamento de segurança de alimentos.

Ele visa os setores de manufatura de alimentos, rações e embalagens, bem como os setores de armazenamento e distribuição, alimentação, varejo e atacado. Embora as primeiras edições da FSSC 22000 se apliquem apenas a fabricantes de alimentos, o escopo da versão atual foi estendido a outros segmentos da cadeia de suprimentos.

A certificação é aplicável para organizações de todos os portes, fornecendo requisitos específicos para cada um dos setores através da categorização:

  • Categoria A: Criação de animais
  • Categoria C: Fabricação de alimentos
  • Categoria D: Produção de alimentação para animais
  • Categoria E: Catering
  • Categoria F: Varejo e atacado
  • Categoria G: Serviços de transporte e armazenamento
  • Categoria I: Fabricação de embalagens de alimentos e materiais de embalagem
  • Categoria K: Produção de (Bio)Químicos

FSSC 22000 X ISO 22000

Como já observamos, a FSSC 22000 é baseada na ISO 22000, sendo esta uma norma da Organização Internacional de Normalização (ISO) que também tem o objetivo de garantir a segurança de alimentos. A norma FSSC 22000 é reconhecida pela GFSI por se tratar de uma norma completa, que engloba todos os parâmetros da ISO 22000, juntamente com programas de pré-requisitos (PRPs) e mais alguns requisitos específicos para garantir consistência, integridade e fornecer governança e gerenciamento do esquema.

Dessa forma, a FSSC 22000, além de ser baseada na ISO 22000, possui alguns outros requisitos adicionais, sendo considerada uma certificação mais “completa” frente à ISO 22000.

Requisitos incluídos na FSSC 22000:
  • Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos ISO 22000 - requisitos para qualquer organização da cadeia alimentar
  • Programas Pré-requisitos ISO e PAS específicos da indústria (PRPs)
  • Requisitos adicionais do esquema para serviços no local, pessoal, materiais fornecidos, defesa dos alimentos, prevenção de fraude dos alimentos, gerenciamento de alergênicos e rotulagem de alimentos.

COMO ESCOLHER ENTRE ISO 22000 E FSSC 22000?

Ambas as normas agregam valor ao Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, e escolher entre as duas vai depender, inicialmente, da etapa em que sua empresa se encontra. Se sua organização ainda está iniciando a implementação de um sistema de gestão, é recomendável escolher como certificação inicial a ISO 22000, que garantirá a qualidade e segurança agregando os requisitos fundamentais da segurança de alimentos.

Se sua organização já possui um sistema de gestão bem estruturada, o passo seguinte é investir em uma certificação FSSC 22000, que possibilita ampliar mercados, melhorar o sistema e conquistar uma certificação completa e robusta, com reconhecimento internacional.

Para ambas as etapas, é fundamental contar com o suporte de uma certificadora de excelência, com credibilidade no mercado e expertise em segurança de alimentos. O Bureau Veritas é seu parceiro nessas e em outras soluções, do campo à mesa. Saiba mais sobre nossa atuação acessando esse link.