Image
Imagem de uma floresta vista de cima com o símbolo ilustrativo de uma folha

Entenda os termos mais comuns em Carbono e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa

17 de Novembro de 2022

Quando falamos em Carbono, ainda há muitas dúvidas sobre as terminologias aplicadas às ações de redução de emissões, que podem atrapalhar a compreensão dos passos necessários para torná-las efetivas. Pensando nisso, reunimos os principais termos para ajudar você, e sua empresa, a compreende-los e colocá-los em prática.

CARBONO NEUTRO

A Neutralidade de Carbono é alcançada quando se retira da atmosfera a mesma quantidade de CO2 emitida, seja por uma empresa, organização, edifício ou país. Isso pode envolver a eliminação das emissões, a compensação delas ou uma combinação dessas duas ações.

NET ZERO

Atingir o NET ZERO significa que há um esforço para não emitir mais GEE na atmosfera, e quando emitido, é feita a compensação para zerar esse balanço. No entanto, alcançar esse status é mais difícil, pois além de não emitir, ele envolve também a eliminação das emissões indiretas geradas por toda a cadeia de valor, incluindo fornecedores, transporte e armazenamento.

CARBONO EQUIVALENTE

Carbono equivalente é um conceito que surgiu para representar todos os gases do efeito estufa em uma única unidade, de modo que viabilizasse o mercado de carbono, e diz respeito a representação dos demais gases de efeito estufa (GEEs) em forma de CO2, fazendo-os equivaler ao CO2.

Para converter determinado gás de efeito estufa em CO2, deve-se conhecer o Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potential – GWP, na sigla em inglês) desse gás. O GWP dos gases de efeito estufa está relacionado à capacidade de cada um deles de absorver calor na atmosfera (eficiência radiativa) em um determinado tempo (geralmente 100 anos), comparada à mesma capacidade de absorção de calor por parte do CO2. Assim, a fórmula para o cálculo do carbono equivalente é a multiplicação da quantidade de um gás por seu GWP. O site GHG Protocol disponibiliza tabelas com o GWP relativo para cada gás do efeito estufa.

CARBONO NEGATIVO

O conceito de carbono negativo seria o passo seguinte ao Carbono Neutro: significa não só controlar a emissão de dióxido de carbono, mas remover mais do que se emite. Por exemplo, se determinada companhia emite 1 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera, para que ela opere em modo carbono negativo, é preciso que ela retire ou retenha mais de 1 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera, tornando assim sua emissão de carbono negativa.

PEGADA DE CARBONO

A Pegada de Carbono é o cálculo da emissão total de gases de efeito estufa (GEEs) como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), associados à atividades humanas no Planeta, podendo ser de uma pessoa, atividade, empresa, organização ou governo.

O cálculo considera emissões que têm origem na produção, no uso e no descarte de produtos ou serviços e as pegadas de carbono são medidas em toneladas de carbono equivalente (CO2e). Por exemplo, se uma atividade emite duas toneladas de metano – cujo potencial de aquecimento global é 28 vezes maior do que o do dióxido de carbono –, a pegada de carbono é de 56 toneladas de CO2e.

CRÉDITOS DE CARBONO

O Crédito de Carbono é a moeda utilizada no mercado de carbono. Criada a partir do Protocolo de Kyoto em 1997, o conceito visa a diminuição dos gases de efeito estufa na atmosfera. Os créditos de carbono representam a não emissão de dióxido de carbono na atmosfera. A cada uma tonelada não emitida, gera-se um crédito de carbono.

Existem duas formas reconhecidas de gerar credito de carbono, que são: Desmatamento Evitado e Recuperação de áreas degradadas. Ao comprovar essas duas ações, a empresa passa a gerar créditos de carbono. Empresas que possuem um nível de emissão muito alto e poucas opções para a redução também têm a opção comprar créditos de carbono para compensar suas emissões. 

Agora que você já entendeu o significado dos principais termos usados quando falamos em redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), conheça as soluções do Bureau Veritas que ajudam sua empresa a trilhar o desenvolvimento sustentável!

Conheça nossas soluções