Image
FSSC 22000

Entenda mais sobre a FSSC 22000

Conheça a Certificação do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos

A sigla FSSC significa Food Safety System Certification, em português, Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos. A FSSC 22000 é um sistema de certificação robusto, baseado na ISO 22000 e internacionalmente aceito para auditoria e certificação de segurança de alimentos no setor de fabricação de alimentos e bebidas.

A FSSC 22000 utiliza as normas existentes ISO 22000, ISO 22003 e especificações técnicas para programas de pré-requisitos setoriais (PRPs), complementada por normas técnicas, como a ISO TS 22002-1 para a fabricação de alimentos e a ISO TS 22002-4 para a fabricação de embalagens, que foram desenvolvidos através de consulta ampla e aberta com um grande número de organizações relacionadas. Também é totalmente consistente com outras normas, como ISO 9001 e ISO 14001 (incluindo o alinhamento com a Estrutura de Alto Nível ISO).

Qual o objetivo da FSSC?

A norma surgiu com o objetivo de determinar uma mesma linguagem para segurança de alimentos em todo o mundo, estabelecendo os requisitos necessários para desenvolver, implementar e operar um sistema de gerenciamento de segurança de alimentos.

Ele visa especificamente o setor de manufatura de alimentos, rações e embalagens, bem como os setores de armazenamento e distribuição, alimentação, varejo e atacado. Embora as primeiras edições da FSSC 22000 se apliquem apenas a fabricantes de alimentos, o escopo da versão atual foi estendido a outros segmentos da cadeia de suprimentos e é reconhecida pela GFSI (Global Food Safety Initiative).

A certificação é aplicável para organizações de todos os portes, fornecendo requisitos específicos para cada um dos setores através da categorização:

  • Categoria A: Criação de animais
  • Categoria C: Fabricação de alimentos
  • Categoria D: Produção e alimentação animal
  • Categoria E: Catering
  • Categoria FI: Varejo e atacado
  • Categoria G: Serviços e transporte de armazenamento
  • Categoria I: Fabricação de embalagens de alimentos
  • Categoria K: Produção de (Bio)Químicos
Como se certificar em FSSC 22000?

Quando já certificada pela ISO 22000, uma organização só precisa de uma revisão adicional em relação às especificações técnicas dos PRPs do setor e aos requisitos adicionais do FSSC para atender a todos os requisitos do esquema.

Os requisitos estão relacionados ao sistema de gestão da segurança de alimentos e o sistema HACCP (Hazard Analysis & Critical Control Points). Além disso, um Módulo de Qualidade adicional voluntário está disponível, com base na ISO 9001.

Quais os benefícios em se certificar?

O FSSC 22000 fornece às empresas certificadas um sistema de gestão de segurança de alimentos robusto para controlar perigos de segurança de alimentos, minimizar riscos e garantir a produção segura de alimentos. Além de contribuir para aumentar a confiança do consumir nos alimentos, O FSSC permite a padronização dos produtos, o que traz ainda mais benefícios, como:

  • Evidências concretas para identificação, avaliação e controle de riscos à segurança de alimentos, que evitam danos diretos ou indiretos ao consumidor;
  • Construção e operação de um sistema de gestão capaz de ajudar a empresa a atender melhor aos requisitos de qualidade, segurança de alimentos e conformidade legal;
  • É uma ferramenta para a melhoria do desempenho de segurança de alimentos e fornece os meios para monitorar e medir o desempenho de forma eficaz.

O FSSC 22000 é o próximo passo lógico para os fabricantes certificados pela ISO 22000 que desejam atualizar sua certificação para uma Norma reconhecida pela GFSI.

Conquiste sua certificação com o Bureau Veritas e tenha controle de todos os seus processos internos, minimizando riscos e aumentando a confiança dos consumidores em sua marca. Entre em contato conosco para falar com um de nossos representantes!