Image
Conheça a Certificação HACCP

Conheça a Certificação HACCP

HACCP: O primeiro passo para implementar um sistema de gestão em Segurança de Alimentos

O HACCP, ou APPCC em português, que significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, é um dos mais conhecidos sistemas de segurança para alimentos, e comumente é considerada a primeira certificação para quem busca implantar um sistema de gestão. Ele é baseado na Análise dos Modos e Efeitos de Falha, em inglês, FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) e aborda a segurança dos alimentos através de análises e controles dos perigos químicos, físicos e biológicos, que vão desde a produção da matéria-prima até o produto acabado.

Esse sistema identifica as possíveis falhas na produção e suas prováveis causas e efeitos, criando assim um mecanismo de controle de ponta a ponta para proteger a saúde do consumidor. Seu objetivo é analisar todas as etapas de produção de maneira preventiva, identificando, avaliando e controlando os perigos que são significativos para a segurança de alimentos.

Conheça o histórico da Certificação

Nos anos de 1960, a NASA (National Aeronautics and Space Administration) solicitou às forças armadas norte-americanas e à Pillsbury Company, uma renomada indústria de alimentos, um estudo minucioso sobre a gestão dos alimentos em ambiente espacial, que buscava evitar ao máximo a ocorrência de incidentes como intoxicações alimentares e indisposições nos tripulantes das missões.

A técnica utilizada tinha como objetivo avaliar cada etapa dos processos de produção de alimentos detalhadamente, estudo este que posteriormente se ampliou para o HACCP conhecido atualmente. Com o sucesso do sistema, a Pillsbury publicou um documento técnico detalhado, que elucidava quais eram os procedimentos e como aplicar os requisitos dessa sistemática em qualquer organismo, o que possibilitou sua disseminação.

Já no Brasil, as regras de controle da produção de alimentos só foram implementadas em 1993, por meio da Portaria nº 1.428 do Ministério da Saúde, que tornou mandatório para todas as indústrias de alimentos a adoção de um sistema de gestão de segurança de alimentos, que aplicassem as Boas Práticas para a obtenção de padrões de qualidade de produtos e serviços, com vistas à proteção da saúde da população.

Com o passar dos anos, as diretrizes foram atualizadas, e os códigos de práticas de higiene de alimentos ficaram mais abrangentes, até que em 2005 a ISO (International Organization for Standardization) publicou a norma ISO 22000, que preconizava os Requisitos de Sistema de Gerenciamento de Segurança de Alimentos, podendo ser aplicado a qualquer empresa do ramo da cadeia produtiva de alimentos. Nesta norma, foram considerados elementos de um Sistema de Gestão da Qualidade, os pré-requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e princípios da sistemática HACCP.

Por que é importante investir em uma Certificação HACCP?

Ao implementar o sistema HACCP, sua organização garante a segurança de seus produtos alimentícios em toda a cadeia de suprimentos, identificando pontos de atenção que possam prejudicar a saúde do consumidor e eliminando esses fatores prejudiciais.

O sistema também auxilia na padronização dos produtos; no atendimento às legislações nacionais e internacionais vigentes, considerando os aspectos sanitários de qualidade e de integridade econômica; na elaboração de produtos sem perdas de matérias-primas e na adequação dos produtos para que sejam mais competitivos no mercado nacional e internacional.

Como implementar o HACCP?

O HACCP é um sistema de abordagem científica e sistemática. Por isso, o seu desenvolvimento deve seguir uma sequência lógica de etapas, que consistem em 12 passos: 1. Formação da Equipe; 2. Descrição do Produto; 3. Identificação da Intenção de Uso; 4. Construção do Fluxograma de Processo; 5. Confirmação in loco do Fluxograma; 6. Listagem de todos os potenciais perigos, Condução da Análise de Perigos, considerando-se Medidas de Controle; 7. Determinação dos PCC’s; 8. Estabelecimento de Limites Críticos para cada PCC; 9. Estabelecimento de Sistema de Monitoramento para cada PCC; 10. Estabelecimento de Ações Corretivas; 11. Estabelecimento de Procedimentos de Verificação e 12. Estabelecimento de Controle de Documentação e Registros.

Cada uma das etapas é fundamental para o sucesso do plano, uma vez que cada passo influencia o seguinte, e seu conjunto garantirá a segurança em toda a cadeia de suprimentos, mitigando os riscos.

Investir em uma certificação HACCP é o primeiro passo para todos os estabelecimentos que pretendem trabalhar com alimentos, e com o Bureau Veritas, você conquista sua certificação, implementa seu sistema de gestão e obtém todos os benefícios de uma norma de padrão internacional. Entre em contato conosco para saber mais e solicite sua proposta comercial!