Image
Imagem de uma mulher utilizando uma máquina de costura

AUDITORIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. QUAIS EMPRESAS PRECISAM SER AUDITADAS? 

28 de Fevereiro de 2023

As auditorias de responsabilidade social avaliam a gestão da organização quanto aos seus aspectos sociais e interferências com seus stakeholders, principalmente com foco nos impactos da atuação da empresa para os funcionários diretos e para seus fornecedores, ou seja, em sua cadeia de fornecimento. 

Como princípio, as auditorias de responsabilidade social avaliam o cumprimento da legislação trabalhista e as condições de trabalho definidos na OIT (Organização Internacional do Trabalho), tais como: horário de trabalho, igualdade entre gêneros, saúde e segurança no trabalho, ausência da prática de trabalho infantil e trabalho escravo ou forçado, ausência de discriminação, regras para conduta e disciplina divulgadas e corretamente aplicadas, remuneração adequada conforme a legislação e atendimento a convenções coletivas aplicáveis. 

Quais os benefícios das auditorias de responsabilidade social?

O principal benefício das auditorias de responsabilidade social é levantar os pontos onde uma organização pode estar falhando no atendimento a legislações e prevenir passivos trabalhistas. Outro ganho importante é o uso destas auditorias como ferramenta para a gestão de pessoas e melhoria do clima organizacional, obtendo a retenção de talentos, desafio não tão fácil de atender em muitas organizações e setores. Portanto, considerando estes dados, pode-se afirmar que as auditorias de responsabilidade social trazem ganhos para todo tipo de organização, principalmente as empresas com grande número de funcionários e em mercados onde o talento e a mão-de obra qualificada são o sucesso da empresa. Mas qual empresa não tem este fator como item de sucesso? 

Qual a principal diferença entre as auditorias de responsabilidade social e as auditorias de sistemas de gestão? 

O que diferencia uma auditoria de responsabilidade social de uma auditoria de sistema de gestão de qualidade, por exemplo, além dos requisitos avaliados serem mais específicos, é o fato de termos nas auditorias de responsabilidade social a prática de realização de entrevistas com os funcionários sem nível hierárquico. Ou seja, sem subordinados, para levantar quais problemas podem estar ocorrendo, muitas vezes desconhecidos pela liderança e que precisam ser tratados pela organização auditada. 

As auditorias de responsabilidade social trazem à luz as práticas de gestão de responsabilidade social e as necessidades de adequações de uma organização e devem ser utilizadas para entender os pontos de fragilidade e riscos que podem impactar o negócio da organização.  Também há oportunidades que podem favorecer ganhos e benefícios, contribuindo para a continuidade do negócio, ou seja, é uma ferramenta importante para conhecer e manter uma gestão efetiva de responsabilidade social alinhada à estratégia organizacional. 

Por fim, do ponto de vista das práticas voltadas ao ESG, sendo um dos pilares o Social, a realização das auditorias de responsabilidade social passa ser uma ferramenta para avaliar a aderência das práticas planejadas. Isso inclui as questões de Governança, visto que o atendimento aos requisitos legais é ponto fatídico para uma organização que busca atuar de forma sustentável e ganhar mercado, mantendo uma imagem positiva diante da sociedade.