BtoB

Investimentos em infraestrutura e na integridade da gestão dos ativos são a chave para crescimento do Agronegócio

27 de Novembro de 2018

O Agronegócio representa mais de 20% do PIB brasileiro e deve crescer 3,4% em 2018, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O crescimento é maior que o apontado para o PIB nacional, que pode chegar a 1,5%, conforme a última pesquisa Focus, do Banco Central. É fato que o Agronegócio é um setor estratégico para o Brasil, com perspectivas promissoras para impulsionar o crescimento da economia e ampliar a participação do país no mercado externo.

Para elevar o Agronegócio a novos patamares, os investimentos mais importantes para os próximos anos devem ser em novos projetos de infraestrutura, logística e armazenagem, além da gestão estratégica dos ativos já existentes, incluindo estruturas de produção como processamento e distribuição, gestão e otimização industrial.

Nossa atuação no Bureau Veritas vai muito além dos serviços fornecidos diretamente ao produtor e que já são bastantes conhecidos no mercado. Temos soluções que vão desde o momento do investimento inicial (CAPEX), , quando ainda está sendo elaborado o projeto de atuação, até a operação, em que é necessário avaliar estado de conservação de edificações, equipamentos e eficiência da produção. Os silos, por exemplo, usados para armazenamento, exigem investimentos a longo prazo e conseguimos analisar e levar todas as informações necessárias para o comprador tomar a melhor decisão sobre o equipamento, fornecedor, além de acompanharmos a construção, entrega e manutenção do produto.

Possuímos soluções estruturadas para acompanhar o ciclo de vida dos ativos, atuando em Testes, Inspeções e Certificação (TICs), partindo dos estudos de viabilidade, projeto, processos de contratação dos materiais e serviços, comissionamento, operação e manutenção dos ativos. Atuamos do Capex ao Opex, buscando constantemente novas soluções e inovações para mitigar riscos à segurança, aumento de confiabilidade aos processos produtivos e auxiliando na maximização da competitividade do Agronegócio seja em ambiente nacional ou internacional.

É natural que emum primeiro momento, o produtor queira focar seus investimentos apenas nas plantações e na colheita, mas a produção precisa de toda uma infraestrutura voltada para o setor e para a cadeia de valor fortalecidos para impulsionar os resultados finais. Desta forma, observamos a forte sinergia entre os nossos clientes, orientados em reduzir riscos, maximizar performance e, sobretudo, ampliar a competitividade..

Bruno Moretti

Bruno Moretti é gerente comercial de Agri&Food do Bureau Veritas

Deixe sua Marca