Press release

Bureau Veritas amplia sua atuação no setor de infraestrutura com inspeção acreditada

27 de Fevereiro de 2018

Grupo dará selo de qualidade para estudos de pré-viabilidade, projetos e obras, trazendo mais confiabilidade e transparência aos investidores

O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), amplia sua atuação no setor de infraestrutura a partir deste mês no Brasil. A empresa passará a realizar a Inspeção Acreditada em projetos e obras de infraestrutura, que através de requisitos técnicos, apontará a conformidade de estudos de viabilidade, dos projetos de engenharia, além dos processos de execução das obras nos empreendimentos.

A regulamentação de inspeção de projetos e obras de infraestrutura é um projeto da Secretaria Especial do programa de Parcerias de Investimentos (SSPI), órgão ligado ao Governo Federal, e as empresas certificadoras terão sua atuação acreditadas pelo Inmetro.

Além de contribuir para assegurar que os projetos tenham qualidade técnica, fiquem dentro do prazo e sem elevação de custos, a inspeção acreditada também tem como finalidade tornar mais eficientes os processos de avaliação e aprovação dos projetos do PPI – Programa de Parcerias de Investimento pelo Governo.

“A Inspeção Acreditada é uma forma de resgatar a confiança no mercado de construção e infraestrutura, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Inicialmente, o mecanismo é facultativo, mas pode ser tornar regra futuramente”, avalia Luiz Buff, vice-presidente de Construção & Infraestrutura do Grupo Bureau Veritas para América Latina.
 
Após a verificação de conformidade, os empreendimentos receberão um selo de qualidade do Grupo Bureau Veritas, que terá sua atuação acompanhada pelo Inmetro. Esse selo impactará na liberação de financiamentos e de licenças ambientais, por exemplo, sendo que financiadoras, seguradoras, poderes públicos e órgãos licenciadores podem solicitar a apresentação desse documento em seus processos.

Além da confiabilidade e segurança, a verificação da multinacional francesa também traz mais previsibilidade de cronograma e de orçamento, comprovando a capacidade técnica de uma empresa para a execução de um empreendimento.

As inspeções atendem às portarias 367 do Inmetro - 20/12/2017 e NIT - DIOIS 022 - Rev0 - janeiro/2018 e à normal internacional NBL-IEC 17020 de 2012.