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Técnico segurando capacete de proteção

A  IMPORTÂNCIA DA ISO 45001 PARA UMA GESTÃO QHSE DE SUCESSO

29 de Abril de 2024

Qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. É isso que significa a sigla QHSE, do inglês – quality, health, safety, environment. Pouco valorizado no passado, o QHSE se transformou, ao longo do tempo, em uma área chave na gestão das principais empresas globais, já que uma boa gestão de QHSE pode trazer melhoria do desempenho organizacional, aumento nas oportunidades de negócios, redução de custos, além de criar uma imagem positiva no mercado. 

E, ainda que o QHSE englobe estes quatro assuntos, a verdade é que qualidade, meio ambiente, saúde e segurança são temas distintos entre si e que têm focos e objetivos diferentes. O objetivo da dimensão “qualidade”, por exemplo, é gerar satisfação nos clientes, enquanto a dimensão “meio ambiente” se preocupa em reduzir os impactos ambientais das operações especialmente por meios de prevenção da poluição, já as dimensões “saúde e segurança no trabalho” visam proteger os trabalhadores de perigos que possam lhes ocasionar lesões e doenças. 

Segurança do Trabalho no Brasil e no mundo

Para termos noção do tamanho e da importância desse cuidado com os trabalhadores, é importante sabermos que só em 2022, segundo dados do Ministério da Previdência Social, foram registrados mais de 640 mil acidentes ou doenças do trabalho no Brasil, 11% a mais do que o observado em 2021.

Quando tomamos o cenário mundial, os números seguem alarmantes. Globalmente, a Organização Internacional do Trabalho estima que morrem, por ano, 3 milhões de pessoas por acidentes ou doenças ocupacionais.
Os acidentes e doenças do trabalho são uma, e a mais importante, consequência de uma gestão de SST ineficiente. Tais casos, mesmo aqueles considerados mais brandos, podem trazer sequelas e dificuldades de longo prazo para os trabalhadores, afetando sua vida profissional e pessoal. Do ponto de vista organizacional, uma má gestão de SST pode levar a perdas e prejuízos financeiros com o afastamento de colaboradores, maior suscetibilidade a autuações dos órgãos de controle, ações trabalhistas e comprometimento da imagem da organização.

A importância da ISO 45001

Partindo do princípio de que o desempenho de SST está intimamente ligado à qualidade da gestão do tema nas empresas, a adoção de um modelo sistemático de gestão organizacional que tenha um viés de saúde e segurança no trabalho como a ISO 45001:2018 pode se tornar uma ferramenta útil para, entre outras coisas, evitar incidentes. 

Neste sentido, a primeira característica a ser desenvolvida é a abordagem preventiva com base em risco, ou seja, a atuação contínua – o que pressupõe que os assuntos de SST são vivos e estarão sempre em revisão e aprimoramento – e proativa – antecipando os eventos – para identificar todas as condições, atos, ambientes, processos e atividades perigosos e, com base em uma avaliação de risco, estabelecer controles, métodos, critérios, procedimentos limites, barreiras, EPIs, ou o que for necessário para proteger os trabalhadores. Note que desta forma estamos atuando não para atender a um trabalhador que se acidentou durante uma atividade, mas sim para evitar que este acidente aconteça.

Outra característica relevante de um sistema de gestão de SST baseado na ISO 45001:2018 é a sua inclinação à melhoria contínua. 
Uma vez que a identificação dos perigos e avaliação dos riscos deve ser conduzida de maneira contínua e proativa, como mencionado mais acima, essas constantes análises, atualizações, ajustes e correções aliadas com ferramentas como auditorias internas e análises críticas do sistema asseguram que oportunidades de melhoria sejam identificadas e implementadas, seguindo uma lógica de PDCA.

Essa estrutura lógica proposta pela norma é o que permite às organizações integrarem os requisitos normativos à sua gestão de QHSE, promovendo uma abordagem que leva em consideração o planejamento dos processos, implementação dos controles, monitoramentos, medições e ações corretivas e de melhoria, contribuindo com os objetivos de SST além das metas organizacionais e corporativas.

Asseguração dos sistemas de gestão

E então, diante da implantação do sistema de gestão, surge a necessidade de assegurar que as práticas de SST adotadas são mesmo eficazes e que os requisitos do sistema de gestão estão de fato sendo atendidos. Este é o momento de certificar o sistema de gestão de SST da sua empresa. 
A certificação, realizada por um organismo especializado de terceira parte, demonstra para os stakeholders do seu negócio – clientes, autoridades, fornecedores, vizinhos e até mesmo para os próprios colaboradores – que seu sistema de gestão é capaz de mitigar os riscos de SST das suas atividades e promover um ambiente seguro e saudável para seus trabalhadores, com foco em prevenção e melhoria contínua. 

A visão externa de um certificador pode trazer à tona oportunidades que você não conseguiu enxergar, falhas que seu próprio sistema não foi capaz de detectar e ainda ratificar as boas práticas adotadas por sua empresa. Para isso, os quase dois séculos de atuação em certificações, inspeções e testes além da atuação global em mais de 140 países do Bureau Veritas podem ser seus aliados para fazer com que seu QHSE siga em frente, com confiança.