News

BUREAU VERITAS OFERECE CERTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS GMP+

24 de Outubro de 2019

Com nova oferta, Grupo fortalece eficiência e alto desempenho de serviços de Segurança Alimentar

O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), está com novo serviço de certificação para cadeia de alimentos para animais. Trata-se da norma GMP+ Feed Safety Assurance (FSA), voltada para toda a cadeia desde produção de ingredientes, até os produtos acabados para alimentação animal.

“Com a credencial GMP+, o Bureau Veritas amplia a sua capacidade de atender a demandas de mais um grupo de mercado alimentício. Sempre buscando aprimorar os serviços de alto padrão de Qualidade e Sustentabilidade para a indústria de alimentos, a companhia consolida o portfólio como um modelo de gestão que atende às normas mais exigentes de toda a cadeia de alimentos”, declara José Cunha, diretor de Certificações do Bureau Veritas.

Reconhecido internacionalmente como um protocolo de segurança de alimentos para animais, o sistema de certificação GMP+ FSA também está alinhado com as condições de Qualidades determinadas pela Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC), do inglês Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP). Este outro sistema da indústria alimentícia integra os conceitos do ISO 9001, os limites de segurança de alimentos, rastreabilidade, transporte e monitoramento, por exemplo.

O Brasil é o terceiro maior produtor agrícola do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (em inglês, FAO), e os subprodutos da safra são reaproveitados para alimentação animal. Isso quer dizer que grãos, frutas ou todo subproduto do processamento alimentício é transformado em alimentação animal, cuja exportação vai principalmente para a Europa. Atualmente, são mais de 18 mil empresas certificadas pelo sistema GMP+ FSA na cadeira alimentícia mundial, sendo mais de 200 contabilizadas no Brasil, segundo a base de dados da norma.