supply R

Bureau Veritas entrega solução de resiliência na cadeia de suprimentos ao concluir primeiro projeto piloto com a Shell

11 de Maio de 2021

O Supply-R é uma solução de gestão de risco que melhora a capacidade de resposta e confiabilidade das cadeias de abastecimento

O Bureau Veritas, líder mundial em testes, inspeção e certificação, e a Shell, grupo global de empresas de energia e petroquímica, anunciaram a conclusão bem-sucedida de seu projeto piloto Supply-R, conduzido durante o primeiro trimestre de 2021.

Desenvolvido e lançado pelo Bureau Veritas em 2020, o Supply-R é uma plataforma digital e solução de gerenciamento de risco da cadeia de suprimentos projetada para apoiar a continuidade dos negócios e avaliar a resiliência ao longo da cadeia de suprimentos, ou seja, sua capacidade adaptativa e de preparo a eventos inesperados, com rápida resposta e força de recuperação.

A fase piloto dessa parceria, recém-concluída, será essencial para a implantação e testes dessa a solução passo a passo, e permitirá que o Bureau Veritas personalize o Supply-R a fim de desenvolver painéis mais ergonômicos e eficientes tanto para as equipes operacionais quanto para a gestão executiva.

O projeto Supply-R com a Shell é pioneiro, e por meio dos resultados dessa fase de testes o Bureau Veritas otimizou os processos de execução e ajustou a metodologia de risco da plataforma.

“Hoje, as empresas querem levar em conta o quadro completo dos riscos previsíveis relacionados às suas cadeias de suprimentos, incluindo o fato de que eventos externos podem criar interrupção nas operações. Dessa forma, se torna necessário construir e implementar novos processos capazes de corrigir problemas passados e posicionar suas organizações para operar sem problemas no futuro", afirma Bruno Ferreyra, líder de Petróleo e Gás da linha de serviços globais do Bureau Veritas.

"Com o Supply-R, oferecemos uma estrutura modular personalizável que aborda elementos críticos para uma cadeia de suprimentos resiliente, como continuidade de negócios, capacidades técnicas, HSE, integridade de dados e segurança da informação e práticas de logística e estoque. Estamos muito felizes por termos concluído nosso primeiro projeto piloto junto à Shell com uma abordagem construtiva e colaborativa, que confirmou o potencial de nossa solução", conclui Ferreyra.

O projeto piloto realizado com a Shell resultou na definição de um perfil de risco específico para a companhia global e gerou uma lista de verificação de auditoria. O Bureau Veritas conduziu verificação independente in loco em fábricas e linhas de produção da empresa, localizadas em diferentes países, contando com grande número de auditorias e relatórios correspondentes finalizados em tempo recorde. O piloto resultou, por fim, na definição de um índice de riscos e numa plataforma virtual de visualização desses indicadores, para análise dos perfis de cada fornecedor e um ranking geral de resiliência.

“Tanto nossos ativos existentes hoje quanto os projetos que construiremos no futuro exigem uma cadeia de suprimentos capaz de entregar, com segurança e competitividade. Na Shell, aproveitando a digitalização de processos em nossas operações mundiais e usando uma metodologia holística, podemos otimizar os processos de gerenciamento de risco e gerenciar nossa cadeia de suprimentos em um nível global”, acrescenta James Haug, gerente geral de Engenharia de Sistemas e Chefe Global de Gerenciamento de Engenharia e Qualidade na Shell.

“Nossa colaboração de longa data com o Bureau Veritas ajudou a testar esse modelo em condições reais, auditando e pontuando fornecedores-chave selecionados. Este processo nos permitiu obter rapidamente uma amostra de avaliação de risco personalizada com base na metodologia do Bureau Veritas de coletar dados de campo de forma independente. No geral, avaliamos o desempenho de nossos fornecedores como satisfatório, e o Supply-R descobriu novas áreas de melhoria contínua junto aos nossos parceiros da cadeia. O painel do Supply-R é intuitivo e completo, e pode permitir mergulhos profundos em áreas diversas e descobertas específicas. Esta ferramenta é uma boa solução para o nosso desafio de gerir um número cada vez maior de fornecedores", conclui Haug.

O Supply-R é uma plataforma digital e solução de gerenciamento de risco que permite às empresas avaliar se suas cadeias de suprimentos são ágeis e resilientes o suficiente para lidar com grandes interrupções e manter-se resilientes. Esta solução ajuda a proteger a continuidade dos negócios, mapeando as cadeias de abastecimento das empresas a fim de fornecer controle completo sobre a produção e melhorar a capacidade de resposta e confiabilidade de suas fontes de compras. Ele reúne uma avaliação de risco personalizada da cadeia de abastecimento, com base em dados de campo coletados via verificação independente em locais considerados críticos, e consolidadas em uma plataforma digital, possibilitando a visibilidade necessária para apoiar melhores decisões de negócios e minimizar o risco de interrupções nas operações.