Press Release

Bureau Veritas contribui com a qualidade e segurança dos alimentos com certificações internacionais

10 de Abril de 2019

Companhia atua em diferentes frentes com acreditação em três normas reconhecidas pela Iniciativa Global de Segurança Alimentar, atendendo a todos os tipos de negócios.

 

O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação, oferece serviços especializados em qualidade e segurança alimentar para empresas que atuam na cadeia de alimentos. São três certificações diferentes com base em normas e especificações técnicas internacionais reconhecidas pela Iniciativa Global de Segurança Alimentar (Global Food Safety Iniciativa – GFSI): a ISO 22000:2018, a BRC e a FSSC 22000. A escolha da certificação depende do tipo do negócio e para qual público será comercializado.

 

“A discussão global sobre a segurança dos alimentos está inserida em um contexto onde surtos de grande abrangência ou até mesmo pandemias podem ter como origem a comida. Nosso desafio é auxiliar nossos clientes para que as exigências de mercado sejam cumpridas pelas organizações, oferecendo os melhores padrões de qualidade”, afirma José Cunha, diretor de Certificação da América Latina do Grupo Bureau Veritas.

 

Entre as certificações acreditadas pela GFSI, o Bureau Veritas atua em três frentes de serviço de Qualidade, Segurança de Alimentos, Meio Ambiente e Responsabilidade Social:

 

A ISO 22000 é a primeira norma internacional para implementação de um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos. Criado em 2005, o padrão foi atualizado recentemente para trazer melhorias contínuas para todos os tipos de organizações. A ISO 22000:2018 melhora o gerenciamento de prevenção, eliminação e controle de riscos alimentares e fornece aos clientes uma maneira de se anteciparem em relação as questões de saúde e segurança, certificando que seus produtos e serviços atendem aos requisitos regulamentares.

 

A Foundation for Food Safety Certification (FSSC) combina a ISO 22000 e os Programas de Pré-Requisitos de Alimentos, resultando na FSSC 22000. O processo de fabricação ou de produtos de origem animal, perecíveis, conservados em temperatura ambiente e ingredientes alimentícios, como aditivos, vitaminas e culturas biológicas, bem como a fabricação de embalagens para alimentos estão sujeitos à essa certificação. A norma também fornece um modelo de licença para comercializar alimentos para as grandes cadeiras internacionais de Varejo, além de controlar os processos internos e minimizar os riscos.

 

Qualquer empresa que queira vender seus produtos para o comércio varejista, principalmente com exportação para a Europa, deve atender aos requisitos exigidos pelo British Retail Consortium (BRC). Essa norma oferece acesso especialmente ao mercado do Reino Unido, fortalece relações com distribuidores do varejo, gera mais transparência e confiança para o setor, além de também minimizar riscos alimentares e controlar os processos internos.

 

O Bureau Veritas auxilia as organizações nos processos de qualificação e já concedeu mais de 500 certificados de Alimentos em todo o mundo. Toda a tradição global da companhia e a experiência de conhecimento local tornam as auditorias mais completas, com certificação acreditada para segurança alimentarem mais de nove países.